Água e escassez hídrica: 4 sugestões de filmes


14 de abril de 2022

Todos sabemos da importância da água para a manutenção da vida. Apesar disso, a atividade humana de forma não sustentável tem contribuído para o desaparecimento de rios e nascentes e para a poluição das águas. A escassez hídrica é um problema cada vez mais comum, agravada pela crise climática e seus extremos como a seca. 

Foto: Rio Tamanduateí, na cidade de São Paulo – Guilherme Gaensly/Creative Commons

Quando promovemos a restauração de um ecossistema, permitimos que ele volte a ter a mesma estrutura, função, diversidade e dinâmica original. Restaurar a mata ciliar, por exemplo, é uma das formas de buscar a preservação dos recursos hídricos, já que esta formação vegetal nas margens dos rios, córregos, lagos, represas e nascentes, é fundamental para a qualidade das águas. 

A Mostra Ecofalante de Cinema, maior festival de cinema socioambiental na América do Sul, parceira da olimpíada Restaura Natureza 2022, indicou quatro filmes sobre o tema água e escassez hídrica que podem ser assistidos gratuitamente em sua plataforma Ecofalante Play.

Essa plataforma tem como principal função servir de apoio para professores que desejem usar cinema como uma ferramenta didática, além do aspecto cultural. Mediante cadastro, o professor terá acesso ao catálogo de filmes e solicitar uma sessão. Para as sessões coletivas, a única contrapartida é a realização de um debate ou bate-papo após a exibição do filme e o envio de um relatório sobre a atividade. 

O catálogo traz mais de 130 títulos nacionais e internacionais, organizados por ordem alfabética em temáticas como alimentação, consumo, emergência climática, resíduos sólidos, trabalho, entre outras. A partir deles, é possível discutir todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU na Agenda 2030. 

Confira abaixo lista da Mostra Ecofalante de filmes sobre água e escassez hídrica e organize uma sessão na sua escola: 

Entre Rios 

O documentário conta a história da cidade de São Paulo sob a perspectiva de seus rios e córregos. Entre Rios fala sobre o processo de transformação sofrido pelos cursos d’água paulistanos e as motivações sociais, políticas e econômicas que orientaram a cidade a se moldar como se eles não existissem. 

  • Direção: Caio Silva Ferraz  
  • País: Brasil 
  • Ano: 2011 
  • Duração: 30 minutos 

Finado Taquari 

Durante 10 dias a equipe acompanhou Everton e a tripulação da embarcação 20 de Janeiro pelo baixo Rio Taquari. O assoreamento dos rios, sobretudo o do Taquari, é tema central que demonstra as dificuldades com um rio que de um lado alagou e do outro – abordado no filme – secou. 

https://play. ecofalante.org. br/detalhes/fina do-taquari 

  • Direção: Frico Guimarães 
  • País: Brasil 
  • Ano: 2021 
  • Duração: 22 minutos 

Volume Vivo – A Água de Dentro 

O filme expõe as possíveis consequências de uma gestão de recursos hídricos que tem como lógica captar água cada vez mais longe, ao mesmo tempo que negligencia as fontes de água nas proximidades. Essa dinâmica, perpetuada desde o início de sua urbanização, leva São Paulo a recorrer à fontes de água em bacias hidrográficas vizinhas, ignorando os conflitos gerados pelas transposições, enquanto os rios e represas de sua própria bacia sofrem com a poluição. 

https://play. ecofalante.org. br/detalhes/volu me-vivo-a-agua- de-dentro 

  • Direção: Caio Silva Ferraz 
  • País: Brasil 
  • Ano: 2015 
  • Duração: 30 minutos 

Volume Vivo – A Negação da Crise

Imagens de noticiários televisivos, depoimentos de especialistas e de quem convive com o racionamento “não oficial” de água narram a resistência do governo paulista em admitir a gravidade da má gestão hídrica e a falta de transparência, ao não informar a população sobre as consequências dos baixos níveis do reservatório Cantareira, responsável pelo fornecimento de água à 49% da população da Grande São Paulo. 

https://play.ecofalante.org.br/detalhes/volume-vivo-a-negacao-da-crise 

  • Direção: Caio Silva Ferraz 
  • País: Brasil 
  • Ano: 2015 
  • Duração: 18 minutos 

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.