Comissão Julgadora

foto do jurado(a)

Alessandra Nasser Caiafa

Secretária Adjunta da SOBRE - Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica

Pesquisadora e professora na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, campus de Cruz das Almas (BA) desde 2008, onde coordena o LEVRE – Laboratório de Ecologia Vegetal e Restauração Ecológica. Tem experiência com conservação e restauração da Mata Atlântica e seus ecossistemas associados como o manguezal, tanto em projetos de pesquisa, como em projetos de extensão.

foto do jurado(a)

Amanayara Tupinambá (Juliana dos Santos Santana)

Professora de Geografia e líder dos Tupinambá de Olivença (BA)

Educadora indígena, geógrafa, pedagoga e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UnB, Universidade de Brasília. É liderança indígena do povo Tupinambá de Olivença (da Aldeia Mãe, em Ilhéus - BA), pesquisadora do Projeto de Ampliação do Centro de Referência Virtual Indígena do Armazém Memória e do Observatório dos Direitos e Políticas Indigenistas (Obind) da UnB. Atua também como assessora do Departamento de Mulheres da Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME) e é diretora do Departamento de Mulheres e Infanto-juvenil do MUPOIBA, Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia.

foto do jurado(a)

Anita Diederichsen

Líder global de restauração de florestas do WWF

Bióloga e mestre em Ciências Ambientais, ambos pela Universidade de São Paulo, e mestre em Conservação e Desenvolvido Rural pelo Instituto Durrel de Conservação e Ecologia da Universidade de Kent, no Reino Unido. Há 20 anos trabalha com conservação da natureza. Participa do comitê estratégico da Parceria Global de Restauração de Paisagens Florestais e é o ponto focal do WWF no tema na Década de Restauração de Ecossistemas. Atua como coach de Conservação da Natureza e faz parte do comitê que lidera a Rede de Coaches de Conservação (CCNET) na América Latina. É entusiasta de atividades na natureza e busca estar em contato com ambientes naturais a maior parte do tempo.

foto do jurado(a)

Helisa Ignácio

Responsável pela comunicação do programa Criativos da Escola, do Instituto Alana

Comunicóloga negra formada em Relações Públicas pela Cásper Líbero, atuante pela comunicação de causas por um mundo mais diverso, justo e democrático. Com mais de 10 anos de carreira, trabalhou no Terceiro Setor por Direitos Humanos, Saúde e Educação, Cultura, Audiovisual, Infâncias e Juventudes. Integra o time de avaliadores do Desafio Criativos da Escola há dois anos. Além disso, toca xequerê e surdo e é uma das coordenadoras do Bloco Ilú Obá de Min.

foto do jurado(a)

Matheus Couto

Oficial de programa do Centro de Monitoramento da Conservação Mundial do PNUMA - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente

Graduado em Engenharia Florestal pela Universidade de São Paulo, fez mestrado em Ciências Florestais pela Yale School of Forestry & Environmental Studies, nos Estados Unidos, e mestrado profissional em Sustentabilidade no IPE - Instituto de Pesquisas Ecológicas. É representante no Brasil da Década da ONU da Restauração de Ecossistemas e atua em projetos ligados a restauração de ecossistemas; agricultura, comércio e sustentabilidade; e conservação de ecossistemas.

foto do jurado(a)

Nathalia Rocha

Líder da “Our Common Home Network”

Jornalista com MBA em Marketing e Comunicação Digital pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atuou como gerente de estratégias da Purpose e liderou projetos na CAUSE, uma agência de marketing de causas. Anteriormente, trabalhou na Anistia Internacional na área de captação de recursos. Lidera o trabalho da Our Common Home Network no Brasil, focada em formar e fortalecer cidadãos e novas organizações para que se tornem lideranças do movimento climático.

foto do jurado(a)

Thiago Belote

Líder de restauração de ecossistemas do WWF-Brasil

Graduado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e especialista em Gestão Integrada do Território para o Desenvolvimento Sustentável pelo Instituto Técnico de Tomar. Foi consultor da WRI, World Resources Institute e da FSC Brasil, além de coordenador de projetos no IBIO, Instituto BioAtlântica.