Encerrada a segunda fase da Restaura Natureza 2022 


7 de maio de 2022

Foi encerrada às 23h49 do dia 06 de maio a Segunda Fase da Restaura Natureza – Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas.  Temos agora uma fase emocionante, da avaliação dos projetos dos grupos participantes!

Todos os grupos que enviaram um relato de suas ações concorrerão em duas categorias: Avaliação da Comissão Julgadora e Voto Popular.  Os vencedores da Restaura Natureza serão divulgados no dia 04 de junho de 2022. 

Foto: Thamires Santiago – Restauração na Bacia do Descoberto (DF)

Quem vai vencer?

Os pontos obtidos na Primeira e na Segunda Fase serão acumulados. Na categoria VOTO POPULAR, os pontos da Primeira Fase de cada grupo serão somados aos pontos obtidos na votação. Cada voto recebido pelo grupo como melhor ação restauradora valerá 1 ponto. Por isso, cada grupo pode fazer uma “campanha de divulgação” para que mais pessoas votem no seu projeto. Os cinco grupos com maior pontuação na categoria Voto Popular serão vencedores.

A outra categoria terá os planos de ação analisados pela COMISSÃO JULGADORA, formada por especialistas do WWF-Brasil e convidados. Eles vão atribuir pontos em cinco eixos, que serão somados aos pontos obtidos pelo grupo na Primeira Fase. Os cinco grupos com maior pontuação na categoria Comissão Julgadora serão vencedores – e uma mesma escola pode vencer tanto na categoria Voto Popular como na categoria Comissão Julgadora.

Critérios de avaliação da Comissão Julgadora:  

  • Engajamento (0 a 150 pontos): serão considerados público total engajado na campanha e ação restauradora, profundidade do envolvimento e pertinência das pessoas envolvidas, tais como demais estudantes e professores da escola, poder público, produtores rurais, organizações sociais, vizinhos, etc.
  • Comunicação (0 a 150 pontos): análise da clareza, qualidade e formatos diversos dos registros da ação restauradora enviados à Restaura Natureza. Serão aceitos textos, fotos e vídeos. Também serão considerados neste critério eventuais esforços e sucessos nas estratégias de comunicação da ação como um todo, incluindo publicações dentro e fora da comunidade escolar.  
  • Técnica restauradora (0 a 150 pontos): uso ou disseminação de boas práticas de restauração, conjugação de diferentes práticas que restauram a natureza e as relações com a natureza e inovação nas ações para restaurar.  
  • Diversidade de espécies nativas (0 a 150 pontos): envolvimento da maior diversidade de espécies utilizadas na restauração (sementes e mudas de acordo com as características locais) e também espécies de fauna beneficiadas na ação restauradora. 
  • Área restaurada (0 a 300 pontos) Espaço total envolvido na ação, seja em área total ou número de propriedades incluídas. Será considerada principalmente a área diretamente plantada, semeada ou beneficiada por uma ação iniciada. 

Pontos da Primeira Fase 

Os pontos obtidos na Primeira Fase serão considerados no grupo somente se o professor tiver validado os pontos do aluno. Na Primeira Fase, o estudante participante ganhou pontos quando:  

  • Criou um usuário (1 ponto) .
  • Respondeu corretamente às questões de cada quiz temático (até 10 pontos por quiz, no limite de até 90 pontos) .
  • Convidou um novo participante e este cria um novo usuário na plataforma por meio de seu código para participar (2 ponto) . 

Ação afirmativa: Estudantes que se declararem indígenas, negros ou mulheres terão 10% de acréscimo na nota final da Primeira Fase. Grupos de estudantes de escolas públicas receberão 10% de acréscimo na nota da Segunda Fase. Tais medidas visam corrigir injustiças históricas, combater o racismo e o machismo estrutural e minimizar privilégios de classe social. 

Boa sorte a todos os grupos participantes! 

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.