imagens bolinhas feitas em design cor amarela
imagens bolinhas feitas em design cor amarela

FAQ

Dúvidas?

Posso realizar só a Fase Online ou apenas um quiz?

+

Sim, você pode fazer quantos quizzes tiver vontade e parar quando desejar, pois só de ter refletido sobre a necessidade de restaurar a natureza já é um ganho para todos. Para receber o certificado de participação como estudante e concorrer na final, no entanto, será preciso realizar a Fase Prática também.

 

 

Posso montar um grupo com estudantes de Ensino Médio e Fundamental? 

+

Sim, na Fase Prática da Restaura Natureza os grupos poderão ser formados por estudantes de anos diferentes do Ensino Fundamental e do Médio. Ou seja, um grupo pode ter integrantes tanto do Ensino Fundamental como do Médio ( 7º a 9º anos do EF e 1º ano do EM)

Lembrando que todos os integrantes do grupo devem estudar na mesma escola.

O que é considerada uma Ação? 

+

Na Restaura Natureza, é considerada uma “ação” uma atividade prática, que pode ser pontual ou composta de etapas relacionadas. Todas as ações da Fase Prática precisam ser relacionadas à temática de Restauração de Ecossistemas, ou seja, é uma ação que objetiva ajudar a natureza a se regenerar. Cada um dos dez temas da Restaura Natureza focam em uma possibilidade de restaurar. Caso a ação não tenha nenhuma relação com a temática, será desclassificada.

Como restaurar ecossistemas em poucos meses?

+

Sabemos que a duração de uma edição da Restaura Natureza é muito curta se comparada com o tempo que a natureza precisa para que uma restauração de  ecossistema tenha sucesso. Neste período os grupos irão criar, planejar, executar a ação e produzir um material sobre a ação realizada. Os resultados desejados podem não ocorrer durante este período, afinal os processos na natureza tem seu tempo. O importante é que a ação seja realizada e o grupo apresente seus registros e resultados até o momento. No seu registro de ação, o grupo também deve relatar os resultados esperados e como irão acompanhar os desdobramentos de sua ação.

Quais critérios para vencer a Restaura Natureza? 

+

Os finalistas concorrem em duas categorias. A Comissão Julgadora vai avaliar as ações baseadas em critérios de Engajamento, Comunicação, Técnica Restauradora, Diversidade de Espécies Nativas e Área Restaurada. 

Também haverá Votação Popular. Neste caso, quanto mais pessoas acharem que a sua ação merece ganhar e voltarem no projeto finalista, mais pontos. Caprichem no engajamento da comunidade! 

CCAs (Centro para Crianças e Adolescentes)  podem participar?

+

Na Fase Prática, o grupo formado deve obrigatoriamente ter um professor responsável, sendo que todos os integrantes devem ser da mesma escola. CCAs, centros de educação informal, projetos sociais e outras iniciativas que envolvam estudantes de 7° a 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio regularmente matriculados em escolas públicas ou particulares podem incentivar a participação dos jovens na Restaura Natureza, inclusive participando da ação que irão realizar na Fase Prática. 

Apenas professores podem orientar grupos?

+

Sim, pois a Restaura Natureza precisa de um responsável da escola pelo grupo de estudantes. Porém, ao longo da olimpíada, o grupo pode envolver muitas outras pessoas como familiares, comunidade escolar, vizinhos, amigos de outras escolas. Engajamento é um dos critérios técnicos a serem avaliados pela Comissão Julgadora, então, quanto mais pessoas apoiarem e participarem das ações, mais pontos o grupo pode ganhar.

Os alunos fizeram os quizzes, mas a nota diminuiu, o que fazer?

+

Os estudantes participantes podem realizar os quizzes quantas vezes for necessário para atingir a pontuação máxima em cada quiz. Porém, o sistema registra sempre a última nota.

Exemplo: O estudante tirou 7,5 em um quiz e resolveu realizá-lo novamente para melhorar sua nota, porém desta vez tirou 6,0. O sistema irá registrar a nota 6,0 e não a maior nota. Por isso é importante realizar os quizzes com atenção para não diminuir a nota alcançada até o momento.

Posso mandar o mesmo registro de ação para grupos diferentes que trabalharam juntos? 

+

Não. Em casos de relatos de ação idênticos, será considerado o grupo com mais pontuação na primeira fase, sendo desclassificados os demais. Sabemos que alguns professores envolvem muitos estudantes, às vezes, a turma inteira na Restaura Natureza. Porém, é importante respeitar o limite de 5 estudantes por grupo e, mesmo trabalhando juntos, cada grupo precisa fazer seu relato de ação.
Os grupos podem realizar ações conjuntas, porém, cada grupo deve fazer o seu próprio relato de ação. 

Temas

Loading...