Projetos

9° ano 2022

Escola Estadual de Educação Básica São Francisco
Progresso - RS

Bernadete Theves Carissimi

  • Augusto Cesar Zago
  • Luiz Gabriel Vettorazzi
  • Rafaela Gerhardt
  • Mateus Bastianel Tomasi
  • Ana Leticia Szafrik

Escolhemos o tema: “Não quero mais, vou jogar fora. Isso existe mesmo?”
Somos da Escola Estadual de Educação Básica São Francisco situada na cidade de Progresso – RS e o nosso grupo é composto por 5 alunos do 9º ano de uma turma de 17, porém toda a turma envolveu-se em desenvolver as atividades.
O grupo organizou em sala de aula um questionário e fez uma pesquisa de campo para saber o que é feito com os resíduos sólidos produzidos no município, para isso realizamos entrevistas com o responsável pela empresa que faz o recolhimento desses resíduos, com a Secretária de Administração para saber sobre o projeto que o município possui para implantar um Centro de Triagem e com uma pessoa da comunidade que faz o recolhimento de materiais para reciclagem.
– O Centro de Triagem está em construção, mas devido a falta de recursos a obra está tem parada e sem previsão de iniciar o funcionamento. Quando estiver pronto e em funcionamento atenderá a demanda de 8 municípios da região. Os materiais que serão coletados, serão reciclados de acordo com as normas ambientais e serão somente os resíduos sólidos. Já os materiais que não poderão ser reciclados serão enviados a um local adequado em outro município.
– A empresa que faz o recolhimento de materiais sólidos e orgânicos no município atua desde 2011 e a comunidade paga uma taxa de recolhimento de lixo para a prefeitura e esta faz o repasse para a empresa.
– Um morador é responsável em fazer a coleta de materiais sólidos e encaminhar para reciclagem. Faz esse trabalho há 16 anos, no início colocava os materiais em um saco e levava para casa, depois conseguiu adquirir um cavalo e uma charrete para fazer o transporte. Em sua propriedade, fez a construção de um galpão com o auxílio do poder público, local onde guarda os materiais (papelão, plástico, metais e ferro) e vende para uma empresa de um município vizinho.
A turma confeccionou cartazes com frases e desenhos para incentivar a comunidade a fazer o descarte correto dos resíduos.

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.