Projetos

A reutilização sustentável do óleo de cozinha na fabricação de sabão

Escola Estadual Osmar Pedrosa
Manaus - AM

SHIRLÉA KARLA SANTOS DE OLIVEIRA

  • Denilson Correa Mendes
  • Andriey Santos Pereira
  • Gustavo Vinícius Maia da Silva
  • Celina Pereira Santana

Na Base Nacional Comum Curricular (2018, p. 328), são propostas unidades temáticas que orientam a criação de habilidades a serem desenvolvidas durante o Ensino Fundamental II no componente curricular de Ciências que determina que nos anos finais, a partir do reconhecimento das relações que ocorrem na natureza, evidencia-se a participação do ser humano nas cadeias alimentares e como elemento modificador do ambiente, seja evidenciando maneiras mais eficientes de usar os recursos naturais sem desperdícios, seja discutindo as implicações do consumo excessivo e descarte inadequado dos resíduos.
O projeto foi desenvolvido na Escola Estadual Osmar Pedrosa, localizado na rua 253, quadra 432, Núcleo 23, 04, bairro Novo Aleixo, Manaus-AM que atende alunos do Ensino Fundamental II. Para o desenvolvimento e entendimento da proposta da olimpíada Restaura Natureza, foi realizado um treinamento com os alunos abordando temas como: Sustentabilidade; Empreendedorismo na era da sustentabilidade; A importância da reciclagem para a preservação do meio ambiente e como podemos fazer essa prática no cotidiano com simples gestos como o armazenamento do óleo de cozinha usado na produção de sabão em barra. Na oportunidade foi solicitado o armazenamento do óleo de cozinha usado em garrafa pet de 2 litros para posterior utilização nas diversas oficinas de sabão. Foram coletados 12 litros de óleo usado doados pela cantina da escola, professores e pais de alunos. Para a realização de cada oficina em espaço aberto utilizamos: 5 litros de óleo usado coado, 1 quilo de soda cáustica em escama, 1,5 litros de água quase fervida, 500 ml de suco de limão, 250 ml de detergente líquido de limão. Logo após, a mistura foi despejada em forma de madeira para cura e obtidas 28 barras de sabão a cada oficina a serem utilizadas na escola para os diversos serviços de limpeza.

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.