Projetos

Abacaxi

Escola de Educação Básica Lauro Ribeiro e EMEB Assis Brasil
Jaguarão e Pedras Altas - RS

MARCO ANTONIO SIQUEIRA BARCELOS

  • Bernardo Krames Durigon
  • Carlos Henrique Moreira Oliveira
  • Maradona Menezes Costa
  • Ana Julia Ferreira Monteiro
  • Carolina Medeiros Souza

Grupo Abacaxi – Proposta de Reaproveitamento de uma área usando Plantas Medicinais.

O grupo Abacaxi apresenta uma proposta do cultivo de plantas medicinais, inicialmente com mudas trazidas pelos alunos e sendo plantadas na estufa da horta da Escola Assis Brasil em Pedras Altas/RS. Salientamos a importância de termos plantas medicinais como uma forma alternativa de tratar algumas doenças, bem como nas regiões rurais, características da região de Pedras Altas, onde quase 70% da população mora na zona rural, este cultivo se torna essencial, visto que, é difícil deslocar-se até a farmácia devido à distância até a cidade.
Os alunos Bhernardo e Ana Júlia moram na zona rural e sabem da realidade de precisar de uma medicação para dor de cabeça ou simplesmente um calmante e não ter em casa. Estes dois alunos fizeram esta proposta, pois cultivam hortas em suas casas e as plantas medicinais fazem parte do cultivo, junto com hortaliças usadas na alimentação de suas famílias.
A área onde as plantas medicinais serão plantadas após estarem em um tamanho ideal, visa reaproveitar uma área da horta da Escola Assis Brasil, que após alguns anos estando abandonada está sendo reativada, em um projeto articulado entre a Prefeitura Municipal local, junto ao Programa de Educação Fiscal e a Escola mencionada.
Destacamos, também, que nós cinco gostamos de trabalhar em equipe e temos o desejo de ver a horta crescer, tanto no cultivo de hortaliças, como de plantas medicinais. Já fazemos um trabalho contínuo junto ao nosso professor de preparação da terra para o cultivo de hortaliças e, agora com essa proposta de cultivo de plantas medicinais, nos sentimos gratos por poder dividir este trabalho com os colegas, com os idealizadores do Projeto Restaura Natureza, com a comunidade da Escola Assis Brasil e com a cidade de Pedras Altas.

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.