Projetos

Agro não é tech

Escola Estadual E.M. Setembrina
Viamão - RS

Caroline de Brito Oliz

  • Maria Eduarda Silva Ferreira
  • Eduarda da Rocha Fraga
  • bruna do amaral caetano
  • Catarina Bechara Scolari

O grupo AGRO NÃO É TECh teve como objetivo principal praticar a reativação e a restauração da Estufa da Escola E.E.E.M Setembrina onde são produzidas mudas de hortaliças para a horta escolar.
Influenciando alunos, professores e funcionários a conferirem a devida importância e a terem mais conhecimento sobre a produção de alimentos. Além de influenciá-los a terem uma alimentação mais saudável e ajudar na economia da escola, promovendo alimentos orgânicos para os estudantes.
Na metodologia do trabalho a aquisição de conhecimento, deu-se através do diálogo com professores especialistas no assunto e a busca de informações em sites confiáveis.
Ao decorrer do processo de restauração, realizamos a limpeza eliminando todo tipo de resíduos e plantas que não são de interesse e que estavam se desenvolvendo na casa, inserindo brita no chão a fim de evitar o crescimento das mesmas. Após, restauramos a parte de cima da estufa colocando uma nova lona.
As plantas foram escolhidas de acordo com a época de plantio e com base no calendário da agricultura biodinâmica que leva em consideração os períodos lunares, estas são: couve, salsa, cebolinha, mostarda, acelgas, agrião, salsão, alfaces e chicória.
Foi produzida pelo grupo uma placa com madeira reutilizada e pirógrafo para identificação do espaço na entrada da casa. A atividade envolve a comunidade de forma permanente, pois estes estão contribuindo com materiais para o trabalho, entre eles, caixas de ovos, rolos de papel higiênico e/ou papel toalha, e sementes diversas para a produção das mudas.
Como resultados esperados deste projeto que segue em andamento e se faz permanente na comunidade escolar, foi obtida a doação de uma telha transparente e a montagem de uma porta por parte do esposo de uma professora da escola.

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.