Projetos

Alunos Dinah

EE Profa. Dinah de Moraes e Seixas
Pederneiras - SP

Yara Manfrin Garcia

  • Ingrid Mendes dos Santos
  • Alexandre Gomes
  • Ana Júlia Dos Santos Nascimento
  • Emanueli da Silva
  • Guylherme Pontes de Souza

O grupo “alunos Dinah” tem como integrantes, alunos do 8º ano A da Escola Estadual Profa. Dinah de Moraes e Seixas que está localizada no município de Pederneiras/SP.
A responsável é a Profa. Yara (Geografia). Desde o começo do concurso tivemos o apoio da gestão escolar e a participação da professora Aline (Ciências).
Desta forma, a equipe fez um trabalho interdisciplinar que resultou em um melhor aprendizado dos conteúdos/temas e, consequentemente, a execução do plano de ação. Tivemos o apoio das nossas famílias, que incentivaram a participar em todas as etapas (inscrição, aprendizado e preenchimento dos quizes e planejamento e desenvolvimento). Dentre os temas que integram o concurso, escolhemos o “Conservar” visto que, torna-se cada vez mais importante a conscientização, preservação e conservação do espaço, principalmente, ao nosso entorno devido ao cenário de degradação ambiental aliado com a desigualdade social.
A área escolhida foi um espaço ocioso de área verde na escola – os objetivos consistiram em colocar em prática conceitos da Educação Ambiental, desenvolvendo atividades em equipes, disseminando valores de cooperação além de desenvolver um sentimento de pertencimento ao ambiente escolar (é importante ressaltar que continuaremos cuidando deste espaço – já que é uma área que teremos contato diariamente) além de deixar o ambiente mais agradável que poderá ser utilizado para outras atividades pedagógicas. O contato com esse espaço natural foi um momento de reflexão e conscientização e tornamos alunos atuantes nesse processo de revitalização. Os resultados são parciais, pois está em andamento, e comprometemos em continuar com os cuidados e manutenção. Por fim, com os conhecimentos teóricos e práticos, a experiência de trabalho coletivo e a responsabilidade escolar e ambiental que adquirimos, pretendemos executar esse projeto em outras áreas do nosso bairro e contaremos buscar além do apoio da escola, parceria com a prefeitura e secretaria do meio ambiente.

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.