Projetos

Aprender para previnir

E.E.Prof.Sebastiao de Oliveira Rocha
São Carlos - SP

Josiane Cristina Rodrigues Rodrigues

  • Ana Clara Bardasi Cotillo

Título – Não quero mais, vou jogar fora. Isso existe mesmo?

Realizar o descarte de lixo de maneira adequada é fundamental para que materiais como plástico e vidro não permaneçam no ambiente causando danos a todos. É primordial que todos nós tenhamos consciência ecológica e que consigamos repensar nossos hábitos de consumo.

Um dos pontos de atenção que devemos sempre estar atentos é o tempo de decomposição de alguns materiais na natureza e utilizar isso para a conscientização da população em relação ao consumismo exagerado e sem necessidade, como exemplos: o plástico aproximadamente quatrocentos anos e o vidro acima de mil anos.
Outra preocupação é como estes materiais podem contaminar o solo, chegar até os rios e quando queimados a poluição do ar.
Pensando em tudo isso, precisamos repensar nossas atitudes e colocar em prática a política conhecida como a Política dos 5 R’s e seguir através dela em nosso cotidiano.
Dentro de nossa escola já temos diversas ações que orientam e ensinam como cuidar do Meio Ambiente e como devemos proceder na escola e em casa com todo o material que produzimos e como descartá-los.
Diante deste quadro, nós alunos da equipe estamos elaborando uma proposta de ação e juntamente com os alunos gremistas de realizarmos uma campanha de conscientização do descarte correto e a diminuição no consumo de produtos sem necessidade.
Faremos cartazes e colocaremos em pontos estratégicos da escola, conversaremos com os professores e a equipe gestora para que no horário da realização do nosso Clube Juvenil possamos ir aos clubes e conversar com os alunos sobre o tema, apresentar textos, vídeos, exemplos de como podemos ajudar o meio ambiente a se livrar deste mal, não só na escola, como nos bairros em que moramos e principalmente em nossa cidade.

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.