Projetos

ArtPANC

CED Gisno
Brasília - DF

Glauciete Sarmento Maciel

  • Guilherme Fernando Lipke
  • Angus William Gomes De Oliveira
  • Henrique Soares
  • Ayumi Barros ikawa
  • Enzo Comin Chelotti

O que é PANC?
PANC é uma sigla para Plantas Alimentícias Não Convencionais.
POR QUE NÃO CONVENCIONAIS? Parte dessas plantas foram descobertas como comestíveis há pouco tempo ou tinham caído em desuso. Por conta dos estudos recentes de suas qualidades nutricionais e a facilidade de manejo, muitas pessoas que sofreram/sofrem de fome por não saber da sua existência ou de que elas poderiam ser um alimento, podem vir a se beneficiar, além de aumentar a diversidade alimentar.
QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DO MOVIMENTO DAS PANC: um dos principais objetivos do movimento da identificação e produção de PANC é evitar crises de fome. Com as PANC se tem muito mais opções alimentícias, sem contar o ganho de diversidade em fauna e flora local, além de preservar o meio ambiente.
PANC NO GISNO – O projeto piloto foi de divulgação científica e era baseado no livro do Valdely Kinupp. Nessa fase, os alunos buscavam discutir culturas alimentares, desuso de alimentos tradicionais e sua reinserção. Anos depois foram feitos estudos de aceitabilidade sensorial de determinadas plantas, como a Coromandel, e apresentadas em circuitos de ciências escolares e na semana nacional de Ciência e Tecnologia 2018 e 2021 (vide fotos).
TRABALHO ATUAL – Estamos construindo uma hortPANC na escola. Um dos alunos passou o isolamento pandêmico produzindo peixinho, capuchinha, jambu, serralha, açafrão, entre outras, e construindo um mercado consumidor. Na escola, os alunos plantaram ora-pro-nobis, vinagreira, taioba, almerão roxo, coromandel, abacaxi do cerrado, etc.

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.