Projetos

Barboza e Sivinski

Escola Nossa Senhora de Fátima
Sapucaia do Sul - RS

Miriam Langner dos Santos

  • Isadora Ewald Barboza
  • Arthur Demoliner Sivinski

Eu Isadora Ewald Barboza e Arthur Demoliner Sivinski somos educandos da turma 9B, da Escola de Ensino Médio Nossa Senhora de Fátima – Escola Fátima – localizada na cidade de Sapucaia do Sul – RS.
Durante o desenvolvimento do projeto houve envolvimento e engajamento de diferentes segmentos da comunidade escolar, a professora Miriam Langner dos Santos, nos orientou quanto à organização da ação prática e na etapa de execução. A coordenadora Eliane Borges Lundin participou ativamente buscando a doação de mudas nativas com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e efetivou parceria com os responsáveis pela RPPN Fazenda Morro de Sapucaia que compreende o Bioma Mata Atlântica e tem 90,25 hectares.
Alguns desafios se apresentaram como, por exemplo, a dificuldade da efetiva parceria entre órgãos ambientais para a prática de restauração, mas acreditamos que o maior desafio encontrado foi a instabilidade climática que se apresentou com dias chuvosos.
Ao final da segunda fase tivemos nossos objetivos alcançados, pois conseguimos realizar o efetivo plantio de 15 mudas nativas na RPPN, com participação de 7 pessoas que são colaboradores e responsáveis pela reserva.
Esta iniciativa positiva em prol da RPPN irá proporcionar benefícios ecossistêmicos às diferentes espécies que dependem direta e indiretamente desse ecossistema, conforme informações ecológicas citadas a seguir.
As espécies Myrcianthes pingens (guabijú) e Campomanesia xanthocarpa (guabiroba) apresentam grande importância ecológica pois fornecem frutos para fauna silvestre. Já as espécies Handroanthus chrysotrichus (ipê-amarelo) e H. heptaphyllus (ipê-roxo) são indicadas para a recuperação de áreas degradadas visando a preservação permanente pois se desenvolvem com facilidade em ambiente alterados. As espécies Schinus terebinthifolius (aroeira vermelha) e Campomanesia guazumifolia (sete capotes) são fontes de alimento para diversos animais, principalmente aves e insetos e atraem diversas espécies de abelhas nativas.

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.