Projetos

Bio+

Colégio La Salle
Zé Doca - MA

Leonardo Diniz

  • Pedro Victor Pereira Sousa
  • KETHELEN BEATRIZ DE ARAÚJO CAMPELO
  • Jhennifer Mayrys Pereira dos santos
  • Adriane Abreu de Oliveira
  • Carlos Eduardo Raposo Rodrgiues

O projeto Restaura Natureza

A Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas – Restaura Natureza, é uma competição colaborativa que visa conscientizar os jovens do 7° ao 9° do ensino fundamental, de escolas públicas e privadas, com equipes de até cinco alunos por turma, sobre a importância da conservação da biodiversidade do local onde vivem, com o objetivo de preservar fauna e flora. O projeto faz com que os envolvidos desenvolvam interesse pelo assunto e assim possam colocarem prática seu conhecimento.

Bioma Amazônia

O Bioma Amazônia é o maior bioma do nosso território, ele está presente em diversos países,
sendo eles: Peru, Bolívia, Equador, Colômbia, Venezuela e Brasil. Grande parte da sua flora é
composta por áreas de floresta, com árvores altas e grossas. A fauna é muito diversificada e única.
Este bioma possui uma área de grande extensão com 4.196.943 quilômetros quadrados.
Há espécies nativas e típicas de flora nesse bioma, como o açaí, a seringueira, andiroba, pupunha, mogno, cedro, cacau, cupuaçu, guaraná e tucumã. Analisando e vendo o nosso estado, podemos dizer que grande parte desse bioma está localizado na nossa cidade, Zé Doca- Maranhão. Andando pelas ruas de Zé Doca-Maranhão, observamos a pluralidade de espécies que o bioma possui, tendo em vista as espécies colhidas pelos alunos, sendo elas: Açafrão: Carcuma Longa; Banana verde: Musa spp; Cacau: Theobroma cacao; Maria-fecha-a-porta: Mimosa pudica; Cupuaçu: Theobroma grandiflorum; Acerola: Malpighia emarginata; Murici: Byrsonima crassifolia; Cupuaçu: Theobroma grandiflorum; Jenipapeiro: Genipa americana; Jambo: Syzygium jambos; Goiaba: Psidium guajava; Urucum: Bixa orellana;
Mamona: Ricinus communis; Sumaúma: Ceiba pentandra.

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.