Projetos

Canela

Escola de Educação Básica Lauro Ribeiro e EMEB Assis Brasil
Jaguarão e Pedras Altas - RS

MARCO ANTONIO SIQUEIRA BARCELOS

  • Rheverton de Vargas de Quevedo
  • Luiz Felipe Lima de Lima
  • Ágata Gonçalves Xavier
  • Marco Antônio Antunes Caldeira
  • Raphaelli Ferreira Vieira

Grupo Canela: Traz uma proposta de desenvolvimento de uma horta na Escola Lauro Ribeiro, dentro do tema Restaurar áreas.

Sabemos o quanto é importante consumir alimentos saudáveis e ricos em nutrientes, acompanhando o processo desde a plantação até a colheita. A turma do 8° ano da Escola de Educação Básica Lauro Ribeiro em uma parceria com os alunos do curso Técnico em Agropecuária da escola, traz dentro do ramo de olericultura, o cultivode hortaliças como: beterraba, alface, cenoura, couve, tomate, feijão, entre outras a serem plantadas.
Na área externa da estufa (área coberta), temos a preservação da fruticultura, com um pomar que fornecerá frutas a serem incrementadas na merenda escolar, juntamente com as hortaliças cultivadas dentro da estufa. Do outro lado da estufa, na parte externa, temos a área destinada às forrageiras, onde serão plantadas amostras de pastagens, como azevém, aveia, cornichão, alfafa e ervilhaca, visando a limpeza da área e a preservação e limpeza do local.
Este trabalho, além de mostrar uma perspectiva de restauração dentro da proposta do Projeto Restaura Natureza, mostra também, uma visão de enriquecimento da ideia de preservação ambiental e põe em debate a questão da discussão sobre o descaso, por parte de algumas pessoas, do descaso com o meio ambiente e com o Planeta em que vivemos.
Foi organizada uma escala de irrigação dos canteiros, de limpeza permanente das áreas exploradas e de replantio daquelas plantas que não tiveram sucesso na primeira semeadura.
Para nós do grupo foi uma experiência enriquecedora, já que todos nós ao terminarmos o ensino fundamental pretendemos continuar nossos estudos no curso técnico em agropecuária, sendo esse primeiro contato de suma importância para termos certeza da nossa escolha e fixação dos nossos objetivos enquanto futuros agropecuaristas.

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.