Projetos

CBP

Escola Estadual Cacilda Braule Pinto
Manaus - AM

Damaris Teixeira Paz

  • Hiago Pereira Rocha
  • kaliny mota de brito
  • kayla crhystine seixas bahia
  • Thayna de moraes rosa
  • ezequiel thyago pimentel paiva

Projeto Mapeamento Ambiental do Igarapé Beira Rio
O projeto Mapeamento Ambiental do Igarapé da Beira Rio foi desenvolvido por estudantes da Escola Estadual Cacilda Braule Pinto da cidade de Manaus-AM. O igarapé corta o bairro do Coroado e nas suas margens estão as duas avenidas principais do bairro, Beira Mar e Beira Rio. O igarapé que hoje se encontra poluído, no início da formação do bairro era um local de lazer e de captação da água. No entanto, hoje em dia recebe diariamente o despejo de esgoto sem tratamento e de lixo.
No projeto fizemos o mapeamento dos principais pontos onde há esses problemas ambientais. Então realizamos reuniões de planejamento e em duas tardes coletamos os dados. Em um celular usamos um aplicativo chamado C7 GPS Dados – Versão 3.0 para registrar as coordenadas de cada um dos pontos com problemas. Em uma folha de papel anotamos os códigos que demos a cada ponto e o tipo de problema identificado, por exemplo: L3 – Lixo, L4 – Entulho, E2 – Esgoto. Descobrimos que em algumas áreas há um grande acúmulo de lixo e de despejo de esgoto, principalmente na entrada de becos e ruas.
Depois de marcar os pontos nós utilizamos o programa Google Earth Pro para elaborar um mapa onde se podem ver os pontos mapeados. Ao todo marcamos 131 pontos, sendo 60 de esgoto, 70 de lixo e 1 de construção inadequada na margem do igarapé. A nossa proposta é de, no futuro, compartilhar essas informações com a prefeitura do nosso município. Pois a solução da maioria desses problemas depende de estruturas que o governo precisa disponibilizar. Isso nos mostra que o nosso igarapé e o nosso bairro ainda sofrem muito pela falta de saneamento básico.

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.