Projetos

CENI DIAS

EMEF CENI SOARES DIAS
Jaguarão - RS

Marina Caldeira Guerra

  • Milena Damaceno Silveira
  • Chaiane de Armas
  • Ana carolina contreira Rodrigues
  • Derick dos Santos da silva
  • Guilherme Santos

IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO E CONSUMO DE HORTALIÇAS ECOLÓGICAS
Os alunos do 7º, 8º e 9º ano da E.E.F. Ceni Soares Dias, localizada no bairro Bela Vista, município de Jaguarão/RS, fizeram parte dessa ação para participar do Projeto Restaura Natureza. Primeiramente, fez-se uma pesquisa com a comunidade escolar, com o intuito de investigar o conhecimento da importância do consumo de hortaliças ecológicas para o ser humano; aprender técnicas de cultivo de alimentos ecológicos e incentivar a alimentação saudável através de consumo de alimentos orgânicos. A implantação de hortas alternativas vem mostrando resultados satisfatórios, onde a relação homem/meio ambiente se estreita a partir de uma atividade que envolve o exercício da cidadania e a aquisição de conhecimentos em diversas áreas.
Após análise acerca do que foi investigado e devido a importância do consumo de hortaliças ser amplamente ressaltada ante a recomendação de alimentação saudável como fator de promoção da saúde e prevenção de doenças e obesidade, o grupo decidiu desenvolver um projeto de produção de mudas de hortaliças e distribuí-las na comunidade escolar.
Para a produção das mudas de hortaliças, confeccionou-se copos com folha de jornal. Optou-se por fazer a reutilização de jornais velhos que permitem rasgar o copinho facilmente, retirando a muda, sem desmanchar o torrão, preservando o sistema radicular. Depois de prontos, os copinhos receberam terra orgânica e sementes.
O grupo preferiu fazer mudas de hortaliças e temperos para distribuir para a comunidade. A possibilidade de uma parceria com a comunidade escolar fará com que o objetivo deste projeto seja alcançado. A escola foi o local escolhido, pois é um espaço privilegiado para experimentar situações desafiadoras, favorecendo a elaboração e aplicação de projetos que possam promover o desenvolvimento integral do estudante. Estas ações tornam-se possíveis com a união do conteúdo escolar e a vivência em outros espaços de aprendizagem.

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.