Projetos

Cereja

Escola de Educação Básica Lauro Ribeiro e EMEB Assis Brasil
Jaguarão e Pedras Altas - RS

MARCO ANTONIO SIQUEIRA BARCELOS

  • Camila Tardiz da Silva
  • Douglas Pedroso da Costa
  • Tallya Duarte
  • Catarina Faria Perdomo
  • Renato Xavier Peres

O Grupo Cereja traz uma proposta de Guardar para ter sempre – dentro do tema Escassez Hídrica.

Preocupados com a falta de água própria para o consumo e também para o consumo de animais e para irrigação de plantações, dentre outras, trazemos uma proposta de como reservas naturais (adaptadas) e reservas artificiais podem servir de reserva para o dia em que a água for escassa, tanto pela ausência das chuvas, como pelas questões naturais e de degradação ambiental.
Moramos em uma cidade pequena, com pouco mais de 2000 habitantes, contudo, podemos dizer que ela é grande com suas belezas naturais e tantas outras adaptadas ao recurso hídrico, seja na forma de açudes, barragens, represas, cisternas, etc. A administração municipal preocupada com a escassez das chuvas (estiagem), todos os anos solicita apoio às forças armadas para quinzenalmente abastecer os reservatórios dos moradores das zonas rurais atingidos pelas secas.
Na cidade, por ser antiga, muitos moradores ainda possuem nos pátios de suas casas cacimbas que foram construídas por seus antepassados e que continuam sendo preservadas, cacimbas estas dotadas de fontes renováveis de energia, onde podemos retirar água e logo após, ela já adquire um nível satisfatório para uma nova retirada do reservatório.
Mostramos em nossas fotos e em nosso vídeo, como “guardar” é um verbo sinônimo de “ter”, pois no momento em que armazenamos água, termos a certeza de que futuramente teremos essa reserva.
O município faz cisternas à população mais atingida pelas estiagens e, também constrói e limpa açudes na zona rural, tudo isso, visando armazenar água.
Nós do Grupo Cereja, achamos interessante o Projeto e nos sentimos gratos por podermos participar e mostrar como o nosso município se preocupa com a escassez da água e com a preservação de recursos naturais, como rios, lagos, etc, mantendo-os sempre limpos e com água, geralmente, depois de fervida ou filtrada, própria para o consumo humano.

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.