Projetos

Ciências Dante

Colégio Dante Alighieri
São Paulo - SP

Tatiene Romera Garcia

  • Giovanna Seemann de Grazia
  • Sofia Seemann de Grazia
  • Maria Luiza Sallum dos Santos
  • Isabela Geraldi

Uma nova restauração!
Nós sabemos que precisamos restaurar o nosso planeta antes que seja tarde, nesse sentido nasce a restauração ecológica, e temos como exemplo a restauração de áreas ciliares dos rios para evitar alagamentos, recuperar áreas de vegetação nativa, etc.
A partir disso criamos o nosso projeto: FOTURA (Fome + Natura).
Ele busca tratar da fome e da natureza ao mesmo tempo, tem como objetivo combater a fome e restaurar a natureza. Para aliviar a fome ou a insegurança alimentar localmente: proporemos à prefeitura de SP um projeto voltado para o meio ambiente e às relações humanas através do plantio de árvores frutíferas nativas do Brasil em parques para que todos, principalmente os sem-teto, tenham algo saudável para comer sem ter que pagar por isso, com segurança e a qualquer hora do dia.
Além de eliminar a fome, ajudamos a natureza plantando novas árvores. Esse tipo de árvore ajuda na distribuição e intensidade das chuvas, luminosidade, qualidade do ar, etc. Além disso, elas podem servir de habitat para animais, como os pássaros. O plantio de árvores frutíferas faz com que elas absorvam o gás carbônico (Co2, que é um dos gases de efeito estufa) e em troca, liberam o gás oxigênio (O2, muito importante para a sobrevivência de grande parte das espécies das espécies de seres vivos, inclusive a humana).
Passos: preparar uma apresentação a respeito do projeto para discuti-la com os órgãos responsáveis da prefeitura de SP; escolher o melhor local para o plantio (parques em regiões com pouco verde); buscar parceria para a compra das melhores árvores frutíferas nativas a um preço acessível; encontrar voluntários para ajudar a plantar as árvores, principalmente jovens ou famílias inteiras para que ao mesmo tempo se discuta a importância das árvores e da natureza em nossas vidas e para o planeta. Possibilidade: goiabeira, perinha-do-cerrado e jabuticabeira. Tempo de projeto: cerca de 4 a 8 anos. Impacto: redução da fome e restauração.

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.