Projetos

Coco Babaçu

Associação Educacional Professora Noronha
Dom Pedro - MA

Márcio Roney Costa Paula Barrêto

  • Sarah Gabrielly Nascimento Carvalho
  • Matheus Raviery Santos Sobral
  • Gabrielly Batista de Sousa Costa
  • Maria Sophia Veras Nogueira Silva

Somos a Equipe Coco Babaçu, formada pelos seguintes membros: Maria Sophia, Matheus Raviery, Sarah Gabrielly, Gabrielly Batista. O objetivo da nossa ação foi reflorestar a região em que vivemos, conhecida popularmente como Mata dos Cocais, uma vez que a mesma foi bastante degrada pela ação humana, além de incentivarmos práticas de sustentabilidade e preservação por parte da população a fim de dar continuidade ao trabalho.
Iniciamos nosso projeto plantando algumas mudas de árvores nativas da região, porém, percebemos que o local de plantio estava bastante poluído assim como as águas de um lago que fica nas proximidades do local escolhido. Então, resolvemos coletar aquele lixo e fazer o descarte adequado. Tal procedimento foi feito às margens do lago e nas redondezas do terreno ao qual iríamos plantar as mudas. Coletamos todo o lixo do terreno ali por perto e pensamos no que fazer com esse material. Depois de discutirmos e analisarmos algumas sugestões, a equipe selecionou o lixo e entregou a uma empresa de reciclagem da cidade. Outra iniciativa feita durante o projeto foi a divulgação das nossas ações nas redes sociais (Instagram), onde criamos um perfil (@equipe_coco_babacu) como forma de incentivar a população a cuidarem o meio ambiente, e assim contribuir em manter a natureza a salvo das agressões do humanas.
A nossa ação envolveu alguns moradores da região que nos ajudaram na parte técnica, assim como o nosso orientador, o professor Márcio Roney. O desenvolvimento do projeto teórico e a prática daquilo que levantamos como medidas e paliativas de preservação e sustentabilidade nos fizeram perceber o papel importante que temos na conservação da vida como uma cadeia universal que, por óbvio, nos incluir e, portanto, nos afeta. A consciência ambiental, a prática de ações simples e eficazes e a difusão do trabalho por meio das redes nos puseram num espaço de prática cidadã que em muito contribuiu para nossa formação acadêmica e social.

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.