Projetos

Compostagem

Escola Municipal Deputada Cristina Tavares
Caruaru - PE

Nilson Lucas Gomes da Silva

  • Sara Thays da Silva
  • Sandrielly Kauanne da Silva Vasconcelos
  • Esther Mirian Rodrigues da Silva
  • heloisa morgana dos santos silva

A produção da compostagem orgânica consiste no controle da decomposição de resíduos vegetais. O composto produzido é um adubo orgânico, ou seja, não possui defensivos químicos que são nocivos à saúde e as plantas, não possui mau cheiro, não atrai moscas ou outros insetos e nem roedores (BORGES, 2018).
Fonte: BORGES, W. L. Produção de composto orgânico. EMBRAPA, AMAPÁ -AP, 2018.
Foi discutido com os alunos sobre a importância de não utilizar adubos químicos em alimentos, suas consequências negativas à saúde e ao ambiente, assim como também os benefícios do adubo orgânico. Sendo assim, os alunos aprenderam a construir uma composteira utilizando restos de cascas de frutas da própria escola. Os alunos aprenderam cada etapa da montagem e produção do composto orgânico e puderam observar a evolução até a decomposição dos alimentos, chegando ao resultado do adubo orgânico. O mesmo foi utilizado por outro grupo de alunos que fizeram o plantio de mudas e a horticultura orgânica na escola.

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.