Projetos

COMVIDAMARIA2022

Escola Básica Municipal Maria Conceição Nunes
Florianópolis - SC

Cátia Fernanda Ebersol Guimarães

  • Lavínia Vargas Martins
  • João Vitor Lopes Silva
  • Larissa Maria de Oliveira
  • Elen Vidal ribeiro de lima
  • Sarah Zanella de lima

A estudante Lavínia, do 9° ano estava participando da 1° fase desta olimpíada, por iniciativa própria. Com o critério exigido para avançar para a 2° fase, ela me procurou para falar do desafio de formar um grupo com colegas do 7° ao 9° ano e um/a professor/a, como orientador/a de um projeto de ação, na temática Restaura Natureza. Fiquei muito bem impressionada com sua pro-atividade e sugeri que convidasse seus colegas monitores do Laboratório de Ciências, que estudam em anos e turmas diferentes. Assim foi cumprido o requisito para nossa escola avançar para a 2° fase, com o grupo dos cinco formado por Lavínia, Sarah, Elen, Larissa (9°ano) e João, do 8° ano desta olimpíada. O grupo conhece e compreende as necessidades da sua escola, compartilha do desejo de que ela proporcione, não só um ensino de qualidade, mas que também priorize a qualidade de vida de [email protected] que ali convivem. Mas, que ação seria essa? Como proporcionar que os/as outros/as colegas do grupo e mais gente da escola e comunidade se envolvessem na ação?
Refletindo [email protected] resolvemos que a primeira ação importante seria “restaurar” a nossa COM-VIDA, que se manteve virtualmente nos dois últimos anos pandêmicos, mas também perdeu integrantes, que foram concluindo o 9° ano. Convidamos para a reunião mais professores e representantes da Comunidade Remanescente Quilombola Vidal Martins, entre eles, duas professoras da ID Vidal Martins, para discutirmos um plano de ação prioritário para a escola, considerando o tema desta olimpíada. Partindo da observação das áreas ao ar livre, a horta escolar e o restauro do solo foram definidos como prioridades. A ação foi planejada para ser executada no dia 02/5. Devido a fortes chuvas, de segunda à quarta, a ação foi adiada; na quinta, o sol voltou e o grupo conseguiu realizar atividades com duas turmas do 5° ano na horta escolar, observar as condições do solo e das plantas depois de tanta chuva. Hoje, ainda, o grupo se reuniu e preparou o solo para plantio de temperos.

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.