Projetos

ECO SOUL

Escola Estadual Dom Jacson Damasceno Rodrigues
Manaus - AM

ARIANE SILVA CAMARGO

  • MARCELA BEATRIZ MARTINS TORRES
  • BALBINO OLIVEIRA DOS SANTOS
  • ANA KAROLINE MARTINS SOARES
  • VITÓRIA MARIA SOUSA DA SILVA

Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Dom Jacson Damasceno Rodrigues, localizada na Rua Rio Piratucu, s/n – Conjunto Colina do Aleixo, São José Operário, Zona Leste de Manaus, ficaram sensibilizados com duas problemáticas atuais: o aquecimento global e a extinção de algumas espécies da Amazônia, os quais afetam diretamente não somente a vida humana mas também dos demais seres vivos.
Após algumas pesquisas bibliográficas, se sentiram motivados a compartilhar o conhecimento obtido para os demais alunos da escola por meio de palestras.
Inicialmente, as palestras foram realizadas para os alunos dos 6º anos. Houve muita participação e questionamento por parte dos ouvintes. Foi também levantado questões de forma a fazer com que refletissem sobre como poderiam colaborar com a permanência da vida de outras espécies de animais encontrados no entorno da escola. Outro resultado positivo que os alunos do 6º ano, criaram um “grito de guerra” chamando a atenção da comunidade escolar para a preservação e cuidado do meio ambiente.
Em breve, com a autorização dos pais após a reunião bimestral de pais e mestres, será realizada uma marcha no entorno da escola, com as turmas do 6º ano, para que a comunidade também se sensibilize e colabore tom a preservação do meio ambiente.
Futuramente, queremos realizar uma visita ao Bosque da Ciência para conhecer o peixe boi, uma das espécies que também está na lista de animais ameaçados onde o INPA realiza projeto com esta e outras espécies. Aprender para proteger é uma missão que desejamos alcançar. O obstáculo principal é conseguir o transporte. Iremos solicitar a ajuda da CDE5 (Coordenadoria Distrital V) para que disponibilize o translado e agendar uma visita ao Bosque da Ciência para que possamos ampliar o nosso conhecimento ecológico in loco através de uma aula de campo com os pesquisadores do INPA.

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.