Projetos

EcoDio

Colégio Diocesano de Caruaru
Caruaru - PE

Thyago Celso Santos Silva

  • Laura Lorena Lima de Sousa
  • Leticia Calado
  • Giovanna Bezerra de Andrade

A fim de contribuir para o conhecimento da realidade regional frente aos cuidados com o meio ambiente e exercitar a preservação ecológica, nasceu, a partir dos anseios dos alunos do Colégio Diocesano de Caruaru (CDC), o projeto EcoDIO, com a seguinte questão norteadora: Como os jovens estudantes do CDC podem contribuir para o fomento da cultura da sustentabilidade no município de Caruaru, Pernambuco?

A planta inicialmente escolhida para a realização dessa atividade é a Baraúna (Schinopsis brasiliensis), em decorrência do seu valor histórico e econômico na cidade de Caruaru, Pernambuco. A culminância desse projeto será o plantio de mudas de baraúnas no Parque Ambiental das Baraúnas, localizado no bairro Luiz Gonzaga, em Caruaru. Esse parque foi escolhido justamente pela quantidade de exemplares dessa espécie e por se tratar de, segundo informações da Prefeitura de Caruaru, uma área de conservação ambiental urbana, com elevado potencial para atividades de educação e conscientização ambiental.

As repercussões do projeto EcoDIO incluíram proporcionar aos envolvidos a construção de um senso analítico ambiental, o engajamento socioambiental e sistêmico, que são aspectos essenciais para a formação profissional e acadêmica futura, além da formação e conscientização cidadã dos alunos participantes e a sociedade civil. Para que o projeto tivesse o alcance didático pedagógico esperado, foi fundamental a participação da Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Sustentabilidade, graças à anuência para a a disponibilização das mudas, apoio técnico e operacional.

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.