Projetos

EE Helen Keller 2

EE Helen Keller
Adamantina - SP

Tiago Rafael dos Santos Alves

  • Cauã dos Santos Garbelim
  • Jorge Naur Camargo Junior
  • Roberto de Souza Neto
  • Laís Amanda de Araújo
  • Matheus Ribeiro da Silva

Os professores Daniel Ataíde Squizato e Tiago Rafael dos Santos Alves em sua disciplina eletiva focaram em estudos sobre o meio ambiente, de modo que a Olimpíada em questão veio a somar com tal iniciativa.
Nesse sentido, estamos realizando um estudo das nascentes urbanas da Bacia do Córrego do Rancho no município de Adamantina-SP. Este é um dos tributários do Rio do Peixe, administrado pela UGRHI – 21. Tema que é trabalhado na pesquisa de mestrado do Professor Tiago junto ao PPG da UNESP de Presidente Prudente – Mestrado profissional em Geografia – Recursos Hídricos.
Nas imagens é possível ver os alunos em dia de estudo do meio, nas áreas urbanas da cidade, principalmente nos lugares em que eles dizem que há enchentes em dias de chuvas.
No local fora explicado que tais espaços não são bueiros, mas nascentes que ao longo do tempo e devido ao uso e ocupação do solo, foram canalizadas, aliado ao fato da impermeabilização do solo (asfalto e calçadas).
As primeiras imagens se referem à Avenida Adhemar de Barros, cerca de 4 quarteirões da escola (EE Helen Keller). As demais se referem à Avenida Dep. Cunha Bueno, onde também há a ocorrência de enchentes e erosões. No caminho, encontramos o Secretário de educação municipal (Osvaldo), que nos dissera que estava resolvendo justamente uma questão alusiva à infiltração na creche ao lado, por conta da nascente daquele local.
Em sala de aula, fora trabalhado com os alunos, os mapas produzidos pelo Professor Tiago, acerca das UGHRIs, Rios do Peixe e Aguapeí (integram a hidrografia da cidade) e as microbacias, dentre elas a do Córrego do Rancho. Nas imagens vetorizadas e de satélite, foram feitas as devidas localizações da Unidade escolar e dos pontos visitados.
Por fim, os alunos puderam compreender como funciona a rede hidrográfica de seu município e de que modo podem contribuir para a sua manutenção.

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.