Projetos

ERNESTO ALVES 2022

INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ERNESTO ALVES
Rio Pardo - RS

CARLA GORETE DE SOUZA CUNDA

  • Rúbya de Oliveira Soares
  • Laura Mattos Mallet
  • Rafael Beulke Josende

RESUMO

O projeto TAMPILACRE surgiu em sala de aula no componente curricular, Seminário Integrado, do Curso Normal, que tinha como professora titular, Carla Maria Pinho da Rosa, no Instituto Estadual de Educação Ernesto Alves, de Rio Pardo-RS. As estudantes foram desafiadas a escolher um assunto para desenvolver um projeto no decorrer do ano letivo, esse deveria ter impacto positivo no meio social. Então, um grupo apresentou a proposta de arrecadação de tampinhas plásticas e lacres de metal para doar às Instituições na área da saúde e educação, sendo relevante e significativo para o meio ambiente e, também, para as instituições por colaborar com práticas educacionais que envolvem crianças, adolescentes e adultos.

O projeto foi um sucesso e envolveu a comunidade escolar e rio-pardense. As atividades do projeto iniciaram em 2018/2019 e devido à pandemia do COVID-19, em 2020 e 2021 ficou inativo. Com a realidade da presencialidade no contexto escolar, a sociedade se reorganizando para as suas atividades rotineiras e, mediante a possibilidade de participação no Programa Restaura Natureza, a professora Carla Gorete de Souza Cunda e a supervisora educacional Carla Pinho conversaram e decidiram incentivar os estudantes, neste momento, do 7º ano, Turma 71, do Ensino Fundamental II – Anos Finais a dar início às práticas do TAMPILACRE em 2022 envolvendo sua comunidade escolar e, também, a comunidade rio-pardense em prol do Instituto Medianeira, Casa da Criança que atende crianças e adolescentes que necessitam deste espaço de contraturno.
Destaca-se que toda a escola será envolvida e desafiada a arrecadar tampas e lacres para a doação. Desta forma, um número significativo de pessoas participarão da ideia que já colaborou de forma positiva e significativa com muitos estudantes e continuará ajudando tanto em questões educacionais, sociais e ambientais.

Palavras-chave: Restaura Natureza; projeto; TAMPILACRE; tampinhas; lacres.

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.