Projetos

ERSVP_Restaura

Escola Vicentina Rural São Vicente de Paulo
Rio de Janeiro - RJ

Edivan de Oliveira Fulgencio

  • Luisa Menezes Fernandes Carvalho
  • Julia Cassales Cardoso Paes
  • Luiza de Albuquerque Lyrio
  • Miguel Cezar Dias
  • Isabely

O Grupo ERSVP_RESTAURA é composto pelos alunos Miguel Cezar, turma 91; Luiza Lyrio, Luísa Menezes e Julia Cassales, turma 81 e Isabely Nogueira, turma 71 da Escola Vicentina Rural São Vicente de Paulo, coordenados pelo Professor de Geografia, Edivan Fulgencio.
Contamos com o apoio da Coordenadora pedagógica Anamaria Santos, de colaboradores da Escola, como motoristas, jardineiros, auxiliares de serviços gerais e outros, além do apoio e participação dos pais e responsáveis.
Nossa Escola fica numa área urbana, Campo Grande no Rio de Janeiro. Porém é cercada por um importante trecho remanescente de Mata Atlântica, de aproximadamente 45KM2, onde a população local vem reivindicando junto à Prefeitura do Rio, a constituição de uma UC. Mas, ao longo das últimas décadas vem sofrendo desmatamento acelerado pelo crescimento e avanço da mancha urbana. Esta região sofre com a valorização do solo urbano pela especulação imobiliária oficial e de grupos de poder paralelo, as milícias. Estes grupos avançam sobre áreas verdes fazendo a derrubada de árvores para implantação de condomínios e loteamentos legais ou clandestinos.
Conscientes desta realidade como moradores e, a partir das discussões das aulas de Geografia, motivados pelo espírito ecológico característico da Escola, os alunos orientados pelo professor adotaram um Projeto de Restauração aderente ao Tema formativo: Técnicas de Restauração, Plano de ação 06 – Se há degradação, restaurar é a solução. Este projeto consistiu no plantio de mais de 200 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, como Pau Brasil, Ipê, Pau d’Alho, Jequitibá e outras. Obtivemos as mudas de um Projeto de distribuição de mudas de árvores da Mata Atlântica da Pastoral da Ecologia Integral da Arquidiocese do Rio de Janeiro em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz. Trouxemos as mudas para um viveiro na Escola. Preparamos o terreno e plantamos mais de 100 mudas. Guardamos as demais para plantio no dia 05 de junho em comemoração ao Dia do Meio Ambiente.

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.