Projetos

Fênix

EEEM Santa Cruz
Santa Cruz do Sul - RS

Betânia Alves de Araújo

  • Alexandre janner brum
  • Matheus Faller 2022
  • Gabriela Martins Rodrigues
  • Lucas Sperb Castagnino dos Santos
  • anderson ricardo laendecker gomes

Somos cinco alunos do 8° ano do EFII da EEEM Santa Cruz, localizada na cidade de Santa Cruz do Sul-RS e contamos com o apoio da profe de Ciências para realizar a nossa ação.
Escolhemos a temática de Mudanças Climáticas por considerar extremamente importante e optamos em realizar a ação “De onde vem esse tal de carbono?” por envolver uma prática que poderíamos realizar na Escola, no laboratório de Ciências, levando em consideração que não teríamos tempo além das aulas para realizar.
Efetuamos a prática seguindo o plano de ação, entretanto, nossa região apresentou dias muito chuvosos e úmidos, e mesmo as plantas estando dentro do laboratório, não secaram por completo para que pudéssemos finalizar o experimento.
Sendo assim, buscamos informações para complementar o nosso trabalho levando em consideração a relevância e importância desse experimento na natureza, sendo elas: O sequestro de carbono é a expressão utilizada para definir o processo de retirada de gás carbônico da atmosfera. Naturalmente, esse processo é realizado pelo crescimento dos vegetais por meio da fotossíntese e pela absorção do oceano e do solo; Atividades humanas, como o desmatamento, a queima de combustíveis fósseis e a utilização de calcário para a produção de cimento, são as principais causas do rápido aumento dos níveis de CO2 na atmosfera, contribuindo para o aquecimento global.
Mesmo que não finalizada a ação, com a diferença da massa dos vasos podemos constatar a importância dos vegetais no sequestro do carbono da atmosfera. Iremos continuar o experimento e apresentar os resultados para nossos colegas de Escola, sensibilizando-os na importância das nossas ações para com a Natureza e propor que cada turma realize o experimento com diferentes vegetais para fazermos a comparação dos resultados e participar da feira de ciências de nossa cidade, assim podendo alcançar um público maior quanto aos resultados e importância das florestas.

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.