Projetos

FLORA TECH

Escola Estadual Dom Jacson Damasceno Rodrigues
Manaus - AM

ARIANE SILVA CAMARGO

  • Ana Beatriz Garcia Lima
  • Juliano Mateus Pimentel Mendes
  • AGNES ANTONY DE MENEZES
  • ANA LUISA REBELLO REIS NUNES
  • NEEMIAS GONÇALVES LAURIANO

Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Dom Jacson Damasceno Rodrigues, localizada na Rua Rio Piratucu, s/n – Conjunto Colina do Aleixo, São José Operário, Zona Leste de Manaus, ficaram sensibilizados com a quantidade de resíduos sólidos espalhados nas ruas e em lixeiras viciadas em áreas verdes em torno da escola devido a falta de Educação Ambiental.
Fizemos uma visita em loco: ruas em torno da escola e até a ponte sobre o igarapé para observar a situação atual. Constatamos que o lixo vai parar no igarapé do Mindu que fica por trás da escola o qual já está bastante poluído e prejudicando também a fauna que ali habita: jacaretinga e garças. Debatendo o problema, constatamos que pessoas que descartam o lixo, não são moradores da região e fazem isso de madrugada. Há presença de muitos pneus além de muito plástico em outras duas lixeiras viciadas em área verde em torno do igarapé.
Percebemos a presença da Prefeitura, na Avenida Natan Xavier, fazendo um mutirão de limpeza, pois estavam em fase de desenvolvimento para a construção do 1º Parque Linear e Temático ” Gigantes da Floresta” onde irá ocupar uma região de 2,3 Km do ao lado do prolongamento do igarapé, com estrutura de caráter esportivo e cultural.
Os alunos realizaram minipalestras para a comunidade escolar a partir do material coletado (registros de fotos e pesquisa bibliográfica). Como resultado positivo, vários alunos sensibilizados com a causa, se disponibilizaram em participar do mutirão de limpeza de uma das lixeiras viciadas em área verde próxima à escola.
Contatamos o Instituto SOKA, solicitando parceria para a orientação e doação de mudas para o plantio e revitalização da área verde, a qual queremos extinguir a lixeira viciada. Estamos ainda aguardando resposta, porém determinados em fiscalizar e fazer a manutenção e limpeza desta área verde que resolvemos cuidar. Pretendemos também, colocar placa de orientação referente ao descarte apropriado dos resíduos sólidos.

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.