Projetos

FLORESTA BRANCA

Escola Municipal Professor Manoel Assis
Mossoró - RN

Clédna Kalyne Medeiros Dantas Alves

  • Ana Lívia da Costa Gurgel
  • Pedro davi de Souza Ernesto
  • Maria Cecillya Santana Dantas
  • Julia Fernandes Candido
  • Ryan Felipe De Souza Moura

Somos o grupo FLORESTA BRANCA, da cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Alunos da Escola Municipal Professor Manoel Assis. Nossa cidade fica no sertão nordestino e conhecemos bem os períodos de estiagem e seca, o que nos deixou mais intrigados nos últimos tempos, foi a falta de conhecimentos sobre a nossa flora e fauna locais. Então, resolvemos buscar e divulgar mais informações, tendo em vista a importância de se conhecer para preservar nossas espécies.
A nossa ação desenvolvida – pensamos em uma forma de divulgar a diversidade do nosso bioma – a caatinga. Já que as informações que encontramos em nossos livros didáticos são superficiais e muitas vezes são distantes do que vivemos. Assim, iniciamos um processo de pesquisa que vamos continuar ao longo do ano.
A princípio, pesquisamos sobre as condições naturais da fauna e flora, encontramos imagens e as fotografias que nos ajudaram a pensar sobre tantas belezas que estão presentes na nossa fauna. Logo depois deixamos essas informações se proliferar por meio das redes digitais e nos corredores da escola, através de convites em QR Code para assistir o vídeo que produzimos com nossos recortes de pesquisa, neles os colegas e colaboradores da escolas tiveram acesso a informações gerais sobre o nosso bioma, assim como algumas espécies de animais que vivem em nossas matas. Destacamos que muitas de nós conhecem muito sobre espécies de animais de lugares distantes e desconhecem o pássaro que canta e ajuda na nutrição do solo de nossas terras, por isso, é importante o conhecimento local, ainda porque na nossa região existe muitos casos de caça predatória e essa pode também ser uma forma de coibir essa prática.
Acreditamos que conhecer o local pode ajudar na manutenção e no cuidado com os elementos que habitam nossa floresta branca, conhecer e proteger é nossa bandeira.

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.