Projetos

Floresta Nacional do Araripe

Colégio Vitorino
Crato - CE

Marcos Italo Vitorino Pereira

  • David kauan de Oliveira cavalcante
  • João vitor
  • Ericles Heitor Lima Macedo
  • Ravy

Reflorestar é preservar.
A chapada do Araripe (APA), um platô central situado na divisa dos estados do Ceará, Pernambuco, Piauí e Paraíba, é uma Unidade de Conservação (UC) da biodiversidade que compreende em geral, extensas áreas, com um certo grau de ocupação humana, dotadas de atributos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais especialmente importantes para a qualidade de vida e o bem-estar das populações humanas, e tem como objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais. Com uma grande riqueza de espécies vegetais, podemos citar espécies predominantes do bioma caatinga (variações de caatinga arbórea, arbórea-arbustiva e arbustiva, p.ex.), cerrado (também com variações), carrasco e Mata Atlântica. Estas por sua vez abrigam uma biodiversidade de espécies de animais e formação de ecossistemas. No entanto, devido a ação antrópica ligada a caça, pesca e extrativismo exacerbado, esses vegetais veem sofrendo um impacto negativo na diminuição e até extinção vegetal. Diante desta problemática, alunos do 7° ano do Colégio Vitorino, realizaram uma ação voltada para conscientização populacional acerca da importância de preservar este ecossistema e as espécies vegetais. Para o desenvolvimento da ação, saímos a campo pelas redondezas do colégio no bairro Muriti, distribuindo mudas de ipês e flamboyant para a comunidade. Na mesma oportunidade, abordamos o quão importante é o reflorestamento, o ato de replantar florestas, resgatando áreas devastadas e devolvendo a vida ao local.
Fonte: https://pesquisa-apa-araripe.webnode.com/apa-chapada-do-araripe/#:~:text=26%3B%20SNUC).-,Flora,)%2C%20Carrasco%20e%20Mata%20Atl%C3%A2ntica.

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.