Projetos

Grupo RESTAURA 9B ALFREDO KLIEMANN

Escola Estadual de Ensino Médio Alfredo Klienann
Santa Cruz do Sul - RS

Rejane Maria Reis

  • Kaê Gabriel Machado da Silva
  • Kemelin Daniela Corrêa Rodrigues
  • Maria Clara Lopes Cheiram
  • Karolina Moraes Severo
  • Hygor Pereira Bravo

Sou a professora Rejane de Ciências da Natureza da escola José Alfredo Kliemann de Santa Cruz do Sul, RS. . O tempo e as adversidades econômicas limitaram nossas ações, mas foram muito especiais aos alunos que acolheram a proposta e me ajudaram em todos os momentos. Primeiramente, quando me dada a missão, comecei a trabalhar em aula sobre o tema, organizei palestras com apoio da universidade de Santa Cruz do Sul que logo acolheram a ideia, pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Limnologia, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental da UNISC, participaram do encontro o Doutorando Patrik Gustavo Wiesel e o Mestrando Marcos Henrique Schroeder, juntamente com o Professor e pesquisador Dr. Eduardo Lobo Alcayaga, Orientador e Líder do Grupo de Pesquisa em Limnologia (PPGTA/UNISC). Na primeira apresentação os pesquisadores do Grupo Pesquisa da UNISC direcionaram o assunto aos “Desafios e oportunidades na conservação e recuperação dos ecossistemas naturais”. A partir de reflexões sobre fatores extremos climáticos que vem ocorrendo a partir do aquecimento global. Nisto as falas também repercutiram ao como iniciam-se parcerias e projetos voltados para criar soluções e preservação de áreas ambientais locais.

No segundo momento na fala da Bióloga Clara, trouxe a consciencialização do “Observar a natureza a nossa volta” através do tema “Plantas do Sul do Brasil, Impacto Ambiental e Preservação Ambiental”. Dentro dos assuntos foram discutidos, espécies nativas e exóticas da região, a importância de reconhecer as famílias e compreender o estudo da ecologia. confeccionamos cartazes sobre a importância de cuidar, preservar e restaurar nosso ambiente tão degradado.

Recebemos apoio da Afubra, que foi parceira na doação de mudas e o Senhor João Nelson que cedeu gentilmente uma área da propriedade que precisa ser restaurada. Foi uma experiência incrível, uma vivência extraordinária para os alunos e nós professores envolvidos. Exercício de cidadania com o ambiente!

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.