Projetos

Herbário

CED Gisno
Brasília - DF

Glauciete Sarmento Maciel

  • Theo Roland Spur
  • Pedro Henrique dos Santos Crispim
  • Beatriz Ferreira Frazão
  • Lucca Werberich Goulart Dias
  • Antônio Caminha Goetz Da Silva

Herbário do Gisno

O Gisno é uma escola pública do Distrito Federal, localizada no Plano Piloto, e que possui uma grande área de cerrado preservada. Ela tem também uma imensa área desmatada uma vez que espécies exóticas foram plantadas na época da construção de Brasília e que tiveram que ser retiradas após alguns tombamentos, sem preocupação com o replantio.

O projeto ambiental da sala de Altas Habilidades do Gisno busca entender que espécies compõem o bioma cerrado e que árvores devem ser plantadas na área degradada. Para tanto, foram recolhidos frutos, flores e folhas das árvores que ornamentam as áreas mais próximas das salas e contrastadas com aquelas existentes na área de cerrado.

Foi utilizado para o estudo o aplicativo plantnet para identificar as plantas por fotos das folhas, flores e caules e, posteriormente, uma nova coleta foi feita buscando fazer as exsicatas para o herbário. Como o aplicativo não cobre satisfatoriamente a variedade de plantas do Cerrado, uma visita à uma trilha no parque olhos d’água, com árvores identificadas foi feita para aumentar o banco de dados de plantas no aplicativo.

Como a coleta de sementes acontece desde setembro passado, foi possível montar uma conjunto de dados sobre plantas de diversos biomas como os ipês, patas-de-vaca, paineiras, flamboyants, jacarandás, mognos, xixi-de-macaco, guapuruvus, ingás, jatobás, eucaliptos, aroeiras, araucárias, pinheiros, lobeiras, pequizeiros, ipê-mirim, pau-brasil, jequitibás, baobás, palmeiras diversas, pau-terra, carne-de-vaca, sapucaias, cambuís, sibipirunas, breu branco, abacateiros, goiabeiras, pés de graviola, araticum, pau-ferro, jasmim-manga, chichás, patas-de-elefante, etc.

Plantas ornamentais dos jardins também foram catalogadas. Apesar do clima local ser seco e da desidratação das partes acontecer quase que espontaneamente neste período do ano, o armazenamento por longo tempo exigirá maiores cuidados.

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.