Projetos

JPA

Joaquim Pedroso de Alvarenga
Indaiatuba - SP

Daniel Fernandes Nunes

  • Beatriz Evelyn de Mattos Silva
  • Thaissa Godoy Ximenes de Araujo
  • Pedro Henrique da Silva Martins
  • Isabella de barros costas
  • Pietra Oliveira Da Silva
  1. Os restauradores da vida
    Na escola Joaquim Pedroso de Alvarenga, cinco alunos (Pedro, Isabella, Beatriz, Thaissa e Pietra, junto do professor Daniel), que anseiam pelo conhecimento se unem motivados a aprender, com base em diversos projetos sustentáveis.
    Inspirados por planos que englobavam a relação entre produtores orgânicos e seus consumidores, vão entrevistar um produtor orgânico que lhes apresenta a sua produção. Ele conta um pouco de sua vida, como começou, o porquê começou e o que ele produz. Aprendemos demais com ele e vimos o quão necessário é dar voz a esses produtores. Até falamos também com uma filha de apícolas!
    Em seguida, acompanhamos o padrinho de uma de nossas colegas de equipe, que é professor, e ele, dando muita ênfase em uma explicação didática de sustentabilidade, nos levou até uma nascente. Ver o quanto a natureza consegue se reerguer do mal que lhe é causado, ver brotar vida em forma desse elemento vital que é a água, notar os sons que circundam a vida secreta de matas ciliares, fauna, flora, nos dão o desejo de bradar ao mundo: ” A destruição da natureza resulta da ignorância, cobiça, e ausência de respeito para com os seres vivos do planeta”, como já dizia Dalai Lama.
    Questionando-nos sobre o valor do que adquirimos durante essa “excursão pelo saber”, olhamos para Indaiatuba, cidade em que moramos, cidade do Sol, nós vemos um Parque Ecológico, um Museu da Água, um Bosque do Saber, diversos atrativos que resgatam-nos ao sentido da preservação. Olhando para tudo que vivemos, podemos dizer que… a experiência foi maravilhosa, e que jamais nos esqueceremos do nosso papel de restauradores do nosso maior bem: nossa casa comum, esse Planeta Maravilhoso!

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.