Projetos

Melancia

Escola de Educação Básica Lauro Ribeiro e EMEB Assis Brasil
Jaguarão e Pedras Altas - RS

MARCO ANTONIO SIQUEIRA BARCELOS

  • Lucas Martins Silva
  • Camilo Martins Silva
  • Isabelle Brandstetter Peixoto
  • Luiza Gadea de Avila
  • Julia da Silva Marins

O Grupo Melancia traz a proposta do tema Lixo e seu correto descarte, dentro da abordagem de Restauração de áreas Urbanas.

Todos nós sabemos o quanto o lixo pode poluir cidades, rios e outros ambientes, portanto, cabe a cada um de nós fazermos a nossa parte com o correto descarte de lixo em lugares adequados. Muitos objetos que descartamos, podem ser reaproveitados e tantos outros reciclados e, muitas vezes, ao não termos consciência de como o ato de simplesmente descartar o lixo pode causar um grande impacto ambiental, devido a poluição que pode ser gerada com o descarte inadequado.
As lixeiras recicláveis servem como forma de sabermos qual tipo de objeto devemos descartar em um determinado compartimento, no entanto, essa consciência deve partir de nossas atitudes individuais em nossos lares e numa ação conjunta com familiares, amigos e vizinhos. Estes cuidados, além de preservarem o meio ambiente e os recursos naturais, também contribuem para que doenças como a dengue e a leptospirose não surjam ou não se acentuem em nossas cidades.
Educar é um ato de amor e de responsabilidade e, com a natureza não pode ser diferente, precisamos amar todas as belezas naturais que nos cercam. Essa consciência deve ser um ato multiplicador, ou seja, precisamos saber que tudo parte de nossos objetivos e de nossos ideais e com esse propósito, mostramos através de imagens e de um vídeo, a diferença de uma cidade limpa e de uma cidade “ofuscada” pela poluição ambiental e ao mesmo tempo visual.
Nós, Lucas, Camillo, Elena, Luiza e Júlia, nos sentimos felizes em participar de um projeto tão importante como é o Restaura Natureza, podendo mostrar a nossa realidade de cidade com visão de sustentabilidade ambiental, em oposição a tantas outras que simplesmente “viram as costas” para o problema. Nossa Pedras Altas é assim, limpa, preservada e com uma população preocupada com a educação ambiental, colocando o lixo no lixo!

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.