Projetos

Missão Ecológica na Caatinga

Escola Estadual Barão do Rio Branco
Parelhas - RN

Juliana Dantas de Macêdo Nóbrega

  • Isabelle Cristina Lima dos Santos
  • Ana Beatriz de Araújo Costa
  • Maria Clara Trindade Ginane
  • Maria Luiza Santos Azevedo
  • Flaviana Francisca

Ao analisar o cenário de degradação ambiental na Caatinga, com um grupo de cinco meninas do 9º ano, embarcamos na Olimpíada “Restaura a Natureza”. Uma das componentes é moradora da comunidade quilombola Boa Vista dos Negros em Parelhas, RN. Ela demonstrou preocupação com a forma de descarte do lixo, direcionamos as ações à determinada comunidade. Tivemos oficinas para construção de objetos reciclados como: brinquedos, vestidos, bolsa retornável e vasinho para as mudas, os quais mobilizaram as turmas do ensino fundamental I. O evento proporcionou nos estudantes momentos de sensibilização e reflexões sobre às questões ambientais.
Com as peças produzidas partimos para duas ações. Na primeira brincamos ao ar livre com as crianças quilombolas, foi um fim de tarde memorável, as estudantes passeavam vestidas com peças feitas de plástico e de papel, chamando atenção para os cuidados que precisamos ter com o nosso lixo. Houve um encontro com um senhor, morador da comunidade que representa a tradição, passaram para as suas mãos um “espontão”, instrumento de percussão como uma pequena lança, com a qual desenvolvem uma coreografia que simula guerra, feito de material reciclado, selando assim o compromisso de cuidar do lugar onde vivem. Uma ação mobilizadora, aprendida na prática, que plantou nos outros estudantes e moradores o desejo de cuidar do meio ambiente.
A outra ação desenvolvida foi a de entregar uma muda de planta para cada família que é abençoada com um bebê. Esse desejo surgiu pelo fato de que nossa escola, Barão do Rio Branco, ficar ao lado da maternidade Graciliano Lordão. Então, em bicicletas, fomos às casas dos bebês nascidos no período da nossa ação, entregamos uma muda e pedimos uma foto do plantio. Sabemos que para aquelas famílias a alegria estava sendo duplicada! O objetivo de nossa ação foi além do esperado, despertou em todos os envolvidos um desejo por cuidar de nossa natureza e preservá-la para as gerações futuras.

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.