Projetos

Naturevida

EE padre donizetti Tavares de lima
Tambaú - SP

Marta Cristina Morandin Voltarelli

  • Larissa Aparecida Martins de Faria Soares

“Restauração de Ecossistemas”

Considerando a problemática do lixo, tanto aquele produzido nas residências como o acúmulo nos aterros sanitários, foi despertado o interesse em descobrir o quanto as pessoas fazem a reciclagem em suas casas aqui em nossa cidade.
Para fazer esse levantamento foi realizado uma pesquisa que atingiu o número aproximado de cem estudantes que responderam sobre a pauta em questão. Como esperado, concluiu-se que 55% dos moradores não reciclam o lixo, as vezes por falta de espaço, outras por medo de juntar animais peçonhentos. Após esses dados foi feito um aprofundamento junto ao Departamento do Meio ambiente de Tambaú, onde foi coletado as seguites informações:
 “A produção diária de lixo domiciliar em média é de 13.000 kg (13 toneladas)”
 “Aproximadamente 70% do volume (não o peso) que é jogado no aterro sanitário é reciclável”.
 “No Município de Tambaú não existe coleta seletiva organizada”
 “Uma dificuldade observada durante as coletas é a dificuldade na separação dos recicláveis”
 “Para ajudar o meio ambiente o município de Tambaú criou alguns programas como o: “dinheiro verde”, que já se tornou lei, e serve pra incentivar as crianças a reciclar e trocar a reciclagem por dinheiro”.
Pensando no meio ambiente, um plano de ação iniciado foi fazer um trabalho com os moradores de vários bairros para adotarem um catador de lixo que passaria regularmente nas casas para coletar os reciclaveis sem ter acúmulo nos quintais. É um trabalho que aos poucos vai crescendo e mais pessoas vão aderindo, tendo a certeza que vamos diminuir o volume no aterro sanitário de recicláveis.

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.