Projetos

O verdadeiro Jogo da vida

Escola Estadual Professora Alice Madeira João Francisco
São Carlos - SP

Paula Rodrigues Fontes

  • Adriel Elias De Lima
  • mateus de souza da SILVA
  • Fabrício Leandro de Araújo Almeida
  • yudi galhiardi laureano
  • Giovani Barros de Jesus

O Verdadeiro Jogo da Vida foi baseado na cidade Santa Eudóxia (distrito de São Carlos-SP). Os alunos trouxeram as ideias de alguns pontos turísticos da cidade para serem colocados no tabuleiro. Eles fizeram vários esboços até chegarem em um final. O jogo conta com pinos coloridos para cada participante, um dado, o tabuleiro e as cartas com os desafios para cada ponto turístico. Esses desafios foram ideias dos próprios alunos.
O primeiro ponto é a “Fazenda Santa Eudóxia” que foi uma grande produtora de café no século XIX. Segundo o Diretor Lutécio, Dom Pedro II ficou hospedado nesse local. Verificamos na entrada da Fazenda uma mina que segue um percurso em um córrego com dificuldade devida quantidade de entulho, galhos e partes com erosão. O segundo ponto é o “O Rio Quilombo” que é um rio brasileiro do estado de São Paulo, pertencente à bacia do rio Grande. O terceiro ponto é o “Museu de Pedra – Tinho Leopoldino” que contém muitos objetos que contam a história do distrito. Esse Museu está desativado por tempo indeterminado. Em um dos lados da sua entrada, onde tem um jardim com uma árvore, está virando um depósito de lixo. Isso deveria ser reparado pelo órgão responsável para evitarmos maiores problemas futuros. O quarto ponto é a “Cachoeira Itararé” que apresenta um acesso bem desafiador, mas muito gratificante pela sua beleza. Verificamos o o local poderia ser mais preservado. Muitos galhos caídos na trilha e no caminho que a água percorre, além de pedras soltas na trilha. Foi lá que fizemos o teste da aluna com os olhos vendados. O quinto ponto é a “Escola Estadual Visconde da Cunha Bueno” que antigamente era a estação de trem da cidade. Segundo o Sr. José Rodrigues Fontes (guarda trem aposentado), essa estação era onde o trem fazia o retorno para a cidade de São Carlos. O sexto ponto é a “Fazenda Figueira Branca” que é uma fazenda histórica e que apresenta uma Figueira centenária. Lá pudemos observar uma biodiversidade muito rica de animais e vegetais.

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.