Projetos

O voo das abelhas

SESI - SP
Caçapava - SP

José Roberto de Lima

  • Emanuelly da Silva Carvalho
  • Náthaly Marrote
  • Julia Catone Brito
  • Maria Eduarda de Sena Neves
  • Murillo dos Santos Nascimento leite

Somos alunos do 7º ano A e pertencemos ao grupo: “O voo das abelhas”. Contaremos um pouco sobre como foi nosso projeto, nossas ideias, nossos objetivos, expectativas etc.

“O voo das abelhas” é um projeto inovador, pois busca aumentar a polinização em nossa região, a polinização será importante pois irá aumentar a produção de frutos e sementes, aumentando a biodiversidade, começando em nossa escola o SESI CAÇAPAVA 207 (SP).

O projeto consiste em criar abelhas sem ferrão para cultivar a polinização da flora em nossa redondeza.

O começo de tudo foi quando fizemos uma chuva de ideias em um caderno de um integrante do grupo. Primeiro pensamos: por que escolhemos esse tema? Qual o objetivo? Após, começamos uma pesquisa sobre alguns tipos de abelhas, qual a importância delas para a vida das espécies. Em seguida, começamos a fazer um slide para apresentarmos em nossa escola. Primeiro, alguns alunos foram até a nossa sala e nós apresentamos o projeto para eles. Depois, divulgamos por meio de vídeos em algumas televisões da escola.

A maior dificuldade encontrada pelo nosso grupo foram dois longos feriados no meio da realização do projeto e, além disso, também a demora da visita dos especialistas em abelha sem ferrão do Instituto Abepoli.

Nossos resultados esperados eram de cultivar colmeias em nossa escola para contribuir com a fauna e flora de nossa região. Porém, por enquanto, conseguimos somente a apresentação do projeto.

Participaram da ação os alunos: Murilo, Emanuelly, Nathaly, Maria Eduarda e Julia. Buscando engajamento da comunidade além da escola, criamos um perfil no Instagram chamado @o.voodas_abelhas. A comunidade escolar se envolveu por meio das nossas apresentações, tanto em sala de aula quanto nas divulgações usando as televisões da escola e a sala de aula com projeções, fazendo elogios pela qualidade do trabalho e demonstrando interesse diante do tema. Também tivemos o apoio das nossas famílias que nos ajudaram a divulgar o perfil do Instagram.

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.