Projetos

OS MAMÍFEROS

E. E. "Profa. Antonia Lucchesi"
Sorocaba - SP

YOLANDA BEZERRA DE ANDRADE

  • CAIO DE ANDRADE NOGUEIRA
  • Priscila Pacheco de Almeida
  • Luiz Fernando Alves Santos
  • Camille Alves Dias
  • Brendo Yommy Araujo Yamashiro

GRUPO: OS MAMÍFEROS

MUTIRÃO PELA LIMPEZA NO QUINTAL DA NOSSA ESCOLA: FAZENDO PARTE DA SOLUÇÃO!

O mundo natural que nos cerca está potencializado no quintal da nossa escola.
Diante disso, tivemos a oportunidade de vivenciar vários conteúdos, como botânica e ecologia, mostrando uma prática sustentável e consciente com possibilidades infinitas, como a construção de uma amizade verdadeira com a terra, as rochas, as plantas e os animais com os quais compartilhamos o planeta, a coleta seletiva e muito mais.
Toda a iniciativa foi instalada no quintal da nossa escola. O contato com a natureza e a trilha localizada atrás das salas de aula da escola, foi constante.
Primeiro observamos o local e fizemos caminhadas atentos as formas diferentes das folhas, as borboletas, ao assobio do vento, ao canto dos pássaros, a sensação refrescante das sombras das árvores, gerando uma quietude que nos permitiu ouvir até as nossas próprias respirações e o barulho dos nossos passos ao pisarmos nas folhas secas, e fortaleceu a verdade de que fazemos parte de um todo. Pertencemos a um complexo e somos também natureza!
Fizemos um inventário da biodiversidade da flora e da fauna existente no local e praticamos uma ação socioambiental, recolhendo os resíduos descartados irregularmente no local para oficinas de arte e reciclagem, estimulando a prática de ações para proteger o meio ambiente e modificar o hábito das pessoas.
A partir do contato com a natureza, com as plantas, com a terra, nos tornamos mais sensíveis, curiosos e interativos para trabalhar também com outros conteúdos em sala de aula, seja em disciplinas tradicionais ou da parte diversificada.
No final, fizemos um juramento: comprometemo-nos a praticar o uso racional da água e da luz, a reciclar, a despejar o lixo em local adequado e a alertar parentes e amigos que fizerem algo impróprio em relação à natureza.
Esse é o melhor jeito de aprender e cuidar do meio ambiente e estamos só começando.

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.