Pequis
EE DINAH DE MORAES E SEIXAS
Pederneiras - SP
EE DINAH DE MORAES E SEIXAS
Pederneiras - SP
O grupo “Pequis” composto pelos alunos Ray, Witorya, Sandiely, Yasmin e Camila sob supervisão da professora de ciências Aline da escola Escola Estadual Profª Dinah de Moraes e Seixas, Pederneiras- SP, realizou a atividade embasada no plano de ação 02 – “Memória das águas: Seja um caçador de nascentes”.
A escolha do tema ocorreu de forma conjunta entre a professora e os alunos visto que reconheceram a importância do cuidado hídrico.
Para o projeto traçou-se um plano de ação junto dos alunos envolvendo quais as nascentes que poderiam ser visitadas, porém na região próxima onde os alunos moram e a escola está localizada não havia nascentes acessíveis.
Apesar desta dificuldade, com ajuda do plano de metas os resultados foram sendo alcançados.
O projeto desde o início envolveu todo o corpo gestor, docente e grande parte dos discentes desta unidade escolar foram motivados a partir do relato dos alunos que estavam participando. De forma geral o envolvimento ocorreu de forma satisfatória desde o início com a apresentação do projeto “Restaura Natureza” pela diretora da instituição escolar. Posteriormente professores como a Yara, docente de Geografia, auxiliaram os alunos em uso de mapas e localização. As famílias dos alunos ajudaram o desenvolvimento do projeto permitindo que eles comparecessem a escola para participar das reuniões em período oposto ao escolar.
Foi elaborado um documento com base da visita à nascente solicitando ao secretário de Meio Ambiente de Pederneiras intervenções que podem melhorar as condições da nascente. Esse documento foi entregue em mãos a ele pelos alunos acompanhados da professora. Assim, o presente projeto também englobou a participação do poder público local.
Apesar de pouco emprego de técnicas de restauração na área da nascente por conta de pertencer a um local controlado o projeto foi elaborado de forma satisfatória englobando o protagonismo juvenil e estreitando o elo entre os estudantes e o meio ambiente.
Todos os grupos que enviarem um relato de suas ações concorrerão nas duas categorias:
Os projetos serão analisados por uma comissão julgadora formada por especialistas do WWF-Brasil e parceiros. Os critérios podem ser consultados no Regulamento da RESTAURA NATUREZA. Serão premiadas os 10 grupos que tiverem mais pontos somando-se os pontos da Primeira Fase com os da Comissão Julgadora.
Todas as ações enviadas poderão ser votadas através do site da RESTAURA NATUREZA. Serão premiados como vencedores em 1º ao 5º lugar os grupos que tiverem mais pontos. Cada voto valerá 1 ponto somado aos pontos acumulados pelo grupo na primeira fase.
Entre os prêmios para os grupos vencedores da Restaura Natureza há:
Uma viagem de campo com tudo pago para conhecer uma unidade de restauração;
Kits de produtos do WWF-Brasil;
Participação do Ebook de vencedores da 1º Restaura Natureza com um capítulo sobre a ação que executaram.
Forma de obter pontos | PONTOS |
---|---|
Cadastro na Plataforma | 1 ponto |
Convidar um amigo | 2 pontos por amigo que se cadastrar |
9 quizzes | 10 pontos cada quiz, até 90 pontos |
Mulheres e estudantes que se declararem negros ou indígenas | Acréscimo de 10% na nota da primeira fase (individual) |
Para a SEGUNDA FASE os estudantes serão convidados a formar um grupo de até 5 pessoas. A pontuação individual acumulada na PRIMEIRA FASE de cada um dos membros do grupo será somada compondo a pontuação final do grupo na PRIMEIRA FASE. Esta pontuação será contabilizada com os pontos adquiridos na SEGUNDA FASE para a classificação final .
Categoria Comissão Julgadora
Critérios de avaliação | Quantidade máxima de pontos |
---|---|
Engajamento | 150 pontos |
Comunicação | 150 pontos |
Técnicas Restauradora | 150 pontos |
Diversidade de Espécies Nativas | 150 pontos |
Área Restaurada | 300 pontos |
TOTAL | 1000 pontos |
A Comissão Julgadora atribuirá a cada registro de ação de restauração até 1.000 pontos, aplicando-se os seguintes critérios:
Engajamento (0 a 150 pontos)
Serão considerados público total engajado na campanha e ação restauradora, profundidade do envolvimento e pertinência das pessoas envolvidas, tais como demais estudantes e professores da escola, poder público, produtores rurais, organizações sociais, vizinhos, etc.
Comunicação (0 a 150 pontos)
Análise da clareza, qualidade e formatos diversos dos registros da ação restauradora enviados à Restaura Natureza. Serão aceitos textos, fotos e vídeos. Também serão considerados neste critério eventuais esforços e sucessos nas estratégias de comunicação da ação como um todo, incluindo publicações dentro e fora da comunidade escolar.
Técnica restauradora (0 a 150 pontos)
Uso ou disseminação de boas práticas de restauração, conjugação de diferentes práticas que restauram a natureza e as relações com a natureza e inovação nas ações para restaurar.
Diversidade de espécies nativas (0 a 150 pontos)
Envolvimento da maior diversidade de espécies utilizadas na restauração (sementes e mudas de acordo com as características locais) e também espécies de fauna beneficiadas na ação restauradora.
Área restaurada (0 a 300 pontos)
Espaço total envolvido na ação, seja em área total ou número de propriedades incluídas. Será considerada principalmente a área diretamente plantada, semeada ou beneficiada por uma ação iniciada.
Categoria técnica (até 500 pontos da primeira fase + até 1000 pontos da segunda fase)
Grupos formados por estudantes de escola pública terão um acréscimo de 10% na nota final desta categoria.
Categoria popular (até 500 pontos da primeira fase e infinitos da segunda fase em que cada voto vale 1 ponto).
Grupos formados por estudantes de escola pública terão um acréscimo de 10% na nota final desta categoria.
Cinthia Rodrigues, jornalista, cocriadora da Quero na Escola, especialista em engajamento com a comunidade escolar.
Giuliana do Vale Milani, gestora ambiental, especialista em Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis.
Camila Martins da Silva Bandeira, professora, bióloga, mestre em Ensino de Ciência com pesquisa na área de História das Ciências, Educação Ambiental e Trabalho de Campo.
Társio Magalhães Tognon, professor, geógrafo, mestre em Ciência Ambiental com pesquisa em Cartografia Participativa e Aprendizagem Social realizada em comunidades quilombolas.
Gabriela Yamaguchi, jornalista, especialista em Educação e Engajamento para Estilos Sustentáveis de Vida, foi coordenadora do primeiro desafio educacional de geografia e história do Brasil.