Projetos

Pequis

EE DINAH DE MORAES E SEIXAS
Pederneiras - SP

Aline Gimenes Cesquim

  • Sandiely Souza de Meneses
  • CAMILA DE SOUZA SILVA
  • Ray Pablo Aguilar Santos
  • YASMIN MICAELLI PEREIRA DA SILVA
  • WITORYA STEPHANNE DA SILVA MELO

O grupo “Pequis” composto pelos alunos Ray, Witorya, Sandiely, Yasmin e Camila sob supervisão da professora de ciências Aline da escola Escola Estadual Profª Dinah de Moraes e Seixas, Pederneiras- SP, realizou a atividade embasada no plano de ação 02 – “Memória das águas: Seja um caçador de nascentes”.
A escolha do tema ocorreu de forma conjunta entre a professora e os alunos visto que reconheceram a importância do cuidado hídrico.
Para o projeto traçou-se um plano de ação junto dos alunos envolvendo quais as nascentes que poderiam ser visitadas, porém na região próxima onde os alunos moram e a escola está localizada não havia nascentes acessíveis.
Apesar desta dificuldade, com ajuda do plano de metas os resultados foram sendo alcançados.
O projeto desde o início envolveu todo o corpo gestor, docente e grande parte dos discentes desta unidade escolar foram motivados a partir do relato dos alunos que estavam participando. De forma geral o envolvimento ocorreu de forma satisfatória desde o início com a apresentação do projeto “Restaura Natureza” pela diretora da instituição escolar. Posteriormente professores como a Yara, docente de Geografia, auxiliaram os alunos em uso de mapas e localização. As famílias dos alunos ajudaram o desenvolvimento do projeto permitindo que eles comparecessem a escola para participar das reuniões em período oposto ao escolar.
Foi elaborado um documento com base da visita à nascente solicitando ao secretário de Meio Ambiente de Pederneiras intervenções que podem melhorar as condições da nascente. Esse documento foi entregue em mãos a ele pelos alunos acompanhados da professora. Assim, o presente projeto também englobou a participação do poder público local.
Apesar de pouco emprego de técnicas de restauração na área da nascente por conta de pertencer a um local controlado o projeto foi elaborado de forma satisfatória englobando o protagonismo juvenil e estreitando o elo entre os estudantes e o meio ambiente.

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.