Projetos

Pulmão Verde

Sinodal Tiradentes
Campo Bom - RS

DÉBORA SCHUCK KNAUTH

  • Lavínia Silva Lima
  • Giovana Weber
  • Heros Carvalho Schuch
  • Arthur Scherer da Silva
  • João Luiz Klein Braga

No centro da cidade de Campo Bom/RS, o Colégio Sinodal Tiradentes possui um terreno de 5.355 m², batizado de Pulmão Verde, que também fica próximo ao principal arroio da cidade (Imagem 1 banco de fotos). Diversos animais como aves, gambás, lagartos, morcegos, entre outros, já foram vistos neste local, demonstrando importância ambiental. Isso motivou nosso grupo de MONITORES ECOLÓGICOS a preservá-lo e restaurá-lo para que atividades escolares, esportivas e de contato com a natureza começassem a acontecer lá. Além de restaurar o patrimônio ambiental, nosso objetivo com o desenvolvimento desse projeto também foi aprender sobre a importância da vegetação nas cidades e ampliar a arborização da cidade de Campo Bom. Para isso, realizamos pesquisas e rodas de estudos. As técnicas escolhidas para nossas ações foram:
1. coleta de sementes no bairro (banco de sementes de árvores nativas frutíferas);
2. criação de um berçário de mudas nativas frutíferas para posterior plantio;
3. plantio de 45 mudas nativas (11 diferentes espécies) no espaço do Pulmão Verde;
4. elaboração de uma horta, onde auxiliamos as turmas do Ensino Fundamental no plantio de hortaliças para que por meio dessa prática entendessem nossa relação com a produção de alimento, cuidados com o solo e água e os impactos relacionados a isso.
Durante essas diversas ações, 130 estudantes participaram de forma direta dos plantios, se engajando e aprendendo na prática. Nosso grupo ainda entrou em contato com a Prefeitura Municipal para se apropriar do Plano de Arborização da cidade e divulgar as ações que estavam ocorrendo. O projeto apareceu nas redes sociais da instituição e no jornal da cidade “A Gazeta”. A última etapa que pretendemos cumprir é uma conversa com os moradores do bairro para engajá-los no plantio e cuidado das próximas mudas nativas que serão plantadas ao longo do arroio central. As atividades foram maravilhosas e os estudantes estão estimulados para seguir com as próximas ações.

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.