Projetos

RESTAURA MARREY

E E Dr Marrey Jr
Presidente Prudente - SP

Maria Cristina Martinez Hernandes Ruiz

  • Ana Luisa Coutinho Lanza da Silva
  • Vinicius Rossi Constantino Lopes
  • Gabriel Tavares Borges
  • MAYSA SILEI SILVA RODRIGUES DE OLIVEIRA
  • Maria Vitoria dos Santos Rigo

PLANO DE AÇÃO – RESTAURAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR: HORTA, JARDINAGEM E RECICLAGEM.
TEMA FORMATIVO: RESTAURAÇÃO, COMUNIDADE ESCOLAR, EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
TÍTULO: RESTAURA MARREY & RECICLA MARREY
DESAFIOS:
– RECUPERAR ÁREAS VERDES DO ESPAÇO ESCOLAR;
– AUMENTAR A RECICLAGEM DE MATERIAIS NO ESPAÇO ESCOLAR;
– ENGAJAR ESTUDANTES E EQUIPE ESCOLAR A PARTIR DE ESTUDOS E PESQUISAS
SOBRE OS TEMAS DESENVOLVIDOS NA AÇÃO;
CONTEXTO: A Região de Presidente Prudente, no Sudoeste Paulista, está inserida no bioma Mata Atlântica. Há também nesse espaço, resquícios de Cerrado. Esses ecossistemas foram muito alterados nos últimos cinquenta anos, inicialmente com o desmatamento pelos pioneiros que iniciaram lavouras de café, algodão e amendoim a partir das primeiras décadas do século XX.
A Escola Estadual Dr. Marrey Junior foi fundada há 53 anos, tendo seu espaço modificado desde então de acordo com as demandas da comunidade escolar e da Secretaria Estadual da Educação.
Até o ano de 2013 a escola ofereceu o ensino regular com três turnos de funcionamento. A partir de 2014, aderiu ao programa de ensino integral, funcionando durante 8 horas diárias. Através da interdisciplinaridade e dos recursos recebidos da Secretaria de Educação há diversas ações que vem sendo implementadas na escola nesse bimestre, dentre elas a restauração de um espaço inutilizado com o plantio de hortaliças e o projeto de reciclagem de materiais consumidos no cotidiano escolar.
Para representar a escola na Primeira Olimpíada de Restauração de Ecossistemas, foram escolhidas duas ações conjuntas que vêm sendo desenvolvidas pelos alunos, professores e gestores desde fevereiro desse ano: a restauração de um espaço com a horta e o projeto de reciclagem.
Durante o período de realização, os grupos relacionaram as discussões sobre as temáticas ambientais nas disciplinas de Geografia, Ciências e Projeto de Vida e as socializações sobre a organização do projeto de restauração e reciclagem.

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.