Projetos

RESTAURAÇÃO DAS NASCENTES

Mitsusada Umetani
Pereira Barreto - SP

Marlene Rita Dourado Silva

  • RAUL DOURADO SILVA
  • Isadora Cristina Silva de Almeida
  • Maria Clara Simões Bertole
  • Maria Vitória Pereira Santos
  • Nicole dos Santos Cruz

Memória das águas
Foi feito uma pesquisa sobre Restauração das Nascentes, onde os alunos usaram o laboratório de informática para entender a importância das nascentes. Também observaram os projetos desenvolvidos na nossa cidade de Pereira Barreto sobre restauração das nascentes. Os alunos fizeram relatórios de suas pesquisas, socializaram e montaram um pequeno vídeo apresentando aquilo que entenderam.
Constataram que no segundo semestre de 2012, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo realizou um levantamento sobre as boas práticas para a proteção das águas realizadas pelos municípios paulistas e o Projeto de Recuperação de Nascentes realizado pela Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente foi classificado entre os 25 programas de excelência do Estado.
O Projeto de Recuperação de Nascentes é realizado desde 2010 e tem como objetivo (além da recuperação e proteção dos recursos naturais) a identificação de nascentes, próximas à área urbana prestando-se à visitação e realização de atividades práticas de educação ambiental visando a aproximação dos alunos de escolas e produtor rural.
O Projeto é realizado na Fazenda Santa Terezinha e a Prefeitura vem instalando desde 2012 várias placas ilustrativas com informações sobre as espécies de árvores, e de animais que existem no local, importância e significado de nascente, mata ciliar. Inclusive foram plantadas mais de 1800 árvores. Informa também a identificação da nascente com coordenadas geográficas e a parcerias envolvidas.
O projeto trouxe também a Polícia Militar Ambiental junto à comunidade. Essas ações pretendem estimular no meio rural o despertar da importância da recuperação e preservação de nascentes, assim como a conservação do solo.
Os alunos realizaram varias pesquisas sobre o tema ,onde puderam se apropriar e enriquecer ainda mais seus conhecimentos, demonstrando entusiasmo, e interesse em continuar se aprofundando no assunto.

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.