Projetos

Restaurando nosso lar

SESI - SP
Caçapava - SP

José Roberto de Lima

  • Bianca Aparecida dos Santos Silva
  • Ana Julia Leopoldino Montibeller
  • Sarah Victoria
  • Arthur Gabriel Volpi dos Santos
  • VICTOR RICUPERO FERNANDES

Nossa ação será plantar mudas ao redor de uma nascente na cidade de São José dos Campos. Serão mudas de goiaba, manga, jabuticaba, palmito, cereja, limão, palmeiras, fruta-do-sabiá, entre outras. Iremos plantar mais de 20 mudas.

Primeiramente pensamos em plantar as mudas na nossa escola, o que não foi possível, mas nosso professor José Roberto conseguiu achar uma solução com a diretora da nossa escola, Carla, que nos ajudou também conversando com a UNESCO e conseguiu a proposta de plantarmos na nascente.

Conseguimos plantar nossas sementes para que virassem mudas e as campanhas funcionaram, conseguindo para todos os grupos envolvidos mais de 100 mudas arrecadadas. Estávamos com medo de que nada daria certo.

As pessoas da nossa escola estão ajudando muito, nosso professor José Roberto que está nos guiando nesse trabalho, a diretora Carla que nos ajudou sobre o trabalho com a UNESCO para plantar as mudas na nascente. Os alunos que participaram da campanha, outros colegas que ajudaram a editar nossos vídeos e outros professores também ajudaram deixando os grupos trabalharem nas aulas deles.

As famílias ajudaram muito também, deram alguns materiais que usamos para plantar nossas mudas, apoiaram a gente para continuar se esforçando.

Estamos usando a técnica de plantio de mudas (plantio direto), em que plantamos mudas aleatoriamente ou em linhas com arranjos de variedades de espécies.

Trabalhamos com algumas mudas nativas. Beneficiamos as espécies: Tico-ticos-rei, sabiás, saíras, beija-flores, trinca-ferros, tiês, pombas, sanhaços, gaturamos, juritis, bem-te-vis etc.

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.