Projetos

Robótica Sustentável

EEEFM Belmiro Teixeira Pimenta
Serra - ES

Simone Silva Clarindo

    Trabalhar com robótica é construir robôs ou outros mecanismos que consigam desempenhar tarefas como se locomover sozinho ou levantar um objeto. Com o objetivo desafiador de construir algo, os alunos elaboram estratégias e alteram o planejamento de sua criação quando erram. Do ponto de vista da aprendizagem, essa trajetória é muito estimulante e significativa para criar e buscar resultados as suas situações problemas.
    De forma lúdica e divertida estamos trabalhando com Arduíno com os alunos do Fundamental I I, uma ferramenta da Robótica Educacional o qual os alunos aprendem programar o seu próprio invento.
    Primeiros passos com a robótica sustentável. A formação tem como objetivo apresentar conceitos e práticas de robótica sustentável para a aplicação em processos educacionais, incluindo estruturas básicas de programação, reflexão e construção das tecnologias digitais e ações sustentáveis. Estimula a criatividade: a programação é um ótimo estímulo ao potencial criativo das crianças, uma eficaz ferramenta que os incentiva, de maneira divertida, a explorarem suas capacidades. A atividade promoveu interdisciplinaridade entre várias áreas como Arte,Matemática, física, mecânica e elétrica, sendo assim o trabalho com robótica traz muitas vantagens ao processo de aprendizagem e a partir dele é possível vivenciar o aprendizado em forma de experimentação e com muita mão na massa, ao criar contextos de aprendizagens, baseados em resolução de problemas, estimulando o raciocínio lógico e o protagonismo dos alunos.

    Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.