Projetos

Sabiá

Maple Bear Rio Preto
São José do Rio Preto - SP

JONAS RODRIGO DO AMARAL

  • Sophia Sangolete Silva
  • Marina Pessini de Castro
  • João Vitor Manzatto Juliano

Muitos sabem o que é preciso fazer pelo meio ambiente, mas é raro que alguém o faça. Decidimos adotar o plano voltado para a restauração da mata nativa da nossa cidade, localizada em uma zona de transição de biomas: Cerrado e Mata Atlântica.
No início, pensamos que colocar o projeto em prática fosse fácil, mas percebemos que não. Foram vários encontros para definir o local, mobilizar pessoas e conseguir as mudas nativas.
O objetivo inicial era restaurar as margens de um antigo córrego em frente à nossa escola criando um corredor de sombras. Para mobilizar pessoas, pensamos em fazer uma campanha na escola para conseguir as mudas. Depois pensamos em convidar empresas para adotar uma muda, pois descobrimos que há vários cuidados de manutenção após o plantio.
Tudo estava indo bem, até nos depararmos com um obstáculo: a notícia de que nossa escola mudaria de local, o que nos obrigou a mudar o alvo da ação. Após novas conversas e considerando que tínhamos pouco tempo, decidimos não restaurar grandes áreas e concentrar nossos esforços em um importante local de aprendizagem – nossa nova escola ainda em construção.
Pensamos em diversificar ao máximo as espécies a serem plantadas. Para isso tivemos a ajuda do viveiro municipal da nossa cidade. Fomos até lá e aprendemos algumas coisas sobre: germinação de sementes, plantio de mudas, rega e poda adequada, além da importância de restaurar espécies adaptadas ao nosso ambiente. As espécies escolhidas foram: cassia grandis rosa, lofântera, pau formiga, canafístula, ipês, jacarandá mimoso, aldrago e paineira. Optamos ainda por algumas espécies frutíferas como pitanga, acerola e araçá amarelo.
Após muitas etapas, finalmente conseguimos fazer o plantio. Foi uma experiência interessante entrar em contato com a terra, imaginar o local no futuro e sentir que estávamos fazendo bem para o meio ambiente. Apesar de todos os desafios, isso nos fez pensar o quanto valeu a pena todo o trabalho e finalizar com a sensação de missão cumprida.

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.