Projetos

Serra do Japi - Divina Providência

Escola Divina Providência
Jundiaí - SP

Fernanda Gomide

  • Anna Isa Albarello Martins Cerachiani
  • Júlia Gomes de Jesus
  • Marco Antônio Torso Filho
  • Carolina Gonçalves Taranto
  • Lorena

O nome grupo Serra do Japi se dá pelo fato de todos os integrantes do grupo residirem na região de Jundiaí, um dos quatro municípios onde a Serra do Japi está localizada, com 47,67% da área tombada deste raro remanescente de Mata Atlântica no Interior do Estado de São Paulo.
O território da serra vem sofrendo ações da atividade humana há pelo menos três séculos, com a exploração de madeiras, tentativa de utilização agrícola e mineração, frequentemente desencadeando ações degenerativas sobre o ambiente local, como derrubadas de matas, incêndios florestais, queimadas, movimentações de terra e rocha e processos erosivos. A cobertura vegetal, decorrente dessas ações, é formada por reflorestamentos de espécies não nativas e com porções de culturas agrícolas. As matas naturais aparecem cobrindo a maior porção, tendo sido, em boa parte, fortemente modificada em função de incêndios e extrativismo florestal, diminuindo sensivelmente a ocorrência de floresta primária, dando espaço para as matas secundárias, não menos importantes.
Por isso o Projeto Restaura Divina é o nosso ponto de partida para contribuir com a restauração da Serra do Japi, pois os integrantes do grupo são alunos da Escola Divina Providência onde há uma área de bosque onde serão plantadas mudas de PANCs nativas do grupo das Angiospermas, como por exemplo, pitangueira, jabuticaba, peixinho, capuchinha, ora-pnóbis, muricato, pois vão ajudar a alimentar animais da fauna brasileira, que dispersarão as sementes, contribuindo com a restauração do bioma. Além disso, os polinizadores poderão contribuir com a reprodução dessas planta e com a restauração da Mata Atlântica. . E futuramente, as sementes surgidas dessas mudas serão distribuídas para a comunidade escolar.

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.