Projetos

Soldadinho do Araripe

Colégio Vitorino
Crato - CE

Marcos Italo Vitorino Pereira

  • Luiz Eduardo de Araújo Simão
  • Letícia Mota Rodrigues
  • Luanny Chaves Barroso Braga
  • Artur Vilar
  • Francisco Felipe Oliveira arraes

Guardião das nascentes!
Na região do cariri, situada no sul do Ceará, existe uma espécie de ave endêmica chamada Soldadinho-do-Araripe (Antilophia bokermanni) que tem como habitat natural a Chapada do Araripe, a qual apresenta formado por florestas e matas úmidas, próximas às margens de rios e lagos.
Seu nicho ecológico baseia-se em uma alimentação a base de frutos, em especial, os frutos da rosa-da-mata, principal alimento da espécie, também ingerem artrópodes (insetos, aracnídeos, etc). Ele disputa esses recursos defendendo territórios no interior das florestas, preferindo áreas com cursos d’água. No entanto, a espécie está em ameaça de extinção devido a ocupação humana em áreas de florestas na Chapada do Araripe levando a redução da vegetação. Pensando nisso, a turma do 8 ano do Colégio Vitorino do Crato-CE com os integrantes: Leticia Mota, Luanny Chaves, Francisco Felipe, Artur Vilar e Luiz Eduardo junto com a prezada professora de biologia Dayana Menezes, realizaram um ato de conscientização na comunidade local sobre a preservação da espécie. E a conservação dos cursos de água implica na perpetuação dessa espécie, ou seja, na prolongação de vida da prole.
O Colégio Vitorino deu total apoio para o projeto dos estudantes sobre a preservação da espécie. No dia 04/05/2022 os integrantes do grupo foram na comunidade local com panfletos sobre o Soldadinho-do-Araripe e a maioria dos moradores locais não sabiam quem era o Soldadinho-do-Araripe, mas a nossa equipe cumprindo o seu propósito, explicou sobre a espécie e sobre como as nossas ações o prejudicava, e os moradores locais mostraram grande interesse sobre o que a equipe falava, e alguns disseram que parariam de jogar o lixo nas matas (o que consideramos um grande avanço) a mudança de seus antigos modos que prejudicava a natureza e principalmente a espécie do Soldadinho-do-Araripe.

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.