Projetos

Super Jataí

EMEF Dosulina Chenque Chaves de Andrade
São José dos Campos - SP

Teresa Brasília da Cunha Pinto Domingues

  • Fernanda Gouveia Silva
  • Ana Clara de Araújo Pimenta
  • mateus gabriel vilela
  • Rafael Dantas
  • David Daniel Eugénio

Relato da ação restauradora da Equipe Super Jataí na escola:

A nossa ação restauradora começou no dia 09 de março deste ano quando o meliponicultor Reginaldo Silva instalou uma caixa de abelhas sem ferrão no jardim da escola. Ele é diretor do Instituto ABEPOLI cujo principal objetivo é disseminar a importância dessas abelhas para o planeta e para nossa sobrevivência nele.
As professoras de ciências já estavam com planos de participarmos da 1ª Olimpíada Restaura Natureza e aí foi só fazer um link deste trabalho recém iniciado. Poucos alunos despertaram interesse em participar mas, conseguimos a inscrição de três alunos para a primeira fase e mais dois alunos para a segunda fase, completando 5 integrantes na equipe. Nossa equipe se chama Super Jataí pois estamos trabalhando com os serviços ambientais prestados por esta espécie.
Durante o mês de março nos reunimos para delinear as nossas ações que se basearam principalmente em nos transformar em agentes multiplicadores, falando da importância das abelhas sem ferrão para os alunos do fundamental I da nossa escola. No mês de abril entramos em todas as salas de aula do 1º ao 5º ano para fazer uma apresentação sobre o trabalho que iniciamos com as abelhas jataí e levamos os alunos para visitar a caixa no jardim da escola.
Os alunos do fundamental II também ouviram das professoras de ciências uma explicação sobre a importância das abelhas sem ferrão e foram levados até o local onde a caixa foi instalada. Os alunos do 6º e 7º ano também confeccionaram um folder sobre o tema das abelhas sem ferrão e participaram de um concurso interno na escola. O folder vencedor foi impresso e entregue aos alunos do fundamental I pelos alunos da equipe Super Jataí, desta forma, os pequenos também puderam fazer um trabalho de agentes multiplicadores sobre a importância das abelhas sem ferrão junto a seus familiares.
Esta é a nossa pequena ação restauradora que iniciamos e que, literalmente, poderá dar bons frutos!

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.