Projetos

Superação

Escola Estadual Padre Fabiano José Moreira de Camargo
Capivari - SP

Antonia Valeria Pereira da Silva Andrade

  • Olavo soares
  • Lorenha Lima Sanguino
  • Isaías Tavares Santana
  • Gustavo Henrique da Silva leite
  • Mariane Stefanie ribeiro

A ação foi desenvolvida através de uma campanha de conscientização, para redução de resíduos sólidos dentro da Escola Padre Fabiano, e Escola José Benedito. Foi abordado o consumo excessivo e o destino de alguns produtos/embalagens, de forma que pudesse provocar reflexões e questionamentos. A Adoção de práticas sustentáveis como a reciclagem do lixo doméstico, aprender a separar o lixo de maneira correta, o seco do úmido, fazendo uma lavagem das embalagens antes da separação, como as caixas de leite longa vida por exemplo.
O processo de escolha do tema a ser trabalhado, foi relacionado ao abandono da lixeira de coleta seletiva da escola. A lixeira estava em um canto da escola, onde os estudantes descartavam sem nenhum critério o lixo, não fazendo a separação. a coleta seletiva é responsabilidade de todos , e pode reduzir o número de resíduos sólidos dos aterros sanitários e lixões.
A lixeira não continha os nomes dos materiais que poderiam ser descartados, tudo isso permitiu que nós, estudantes revisássemos esses conceitos, para poder ensinar o local apropriado para fazer a separação. E a forma que escolhemos para ensinar, foi através de pequenas palestras nas escolas.
Nosso objetivo era alcançar um público maior dentro e fora da escola com os colegas ali. E posteriormente, essa mensagem fosse multiplicada dentro da casa de cada um, com os pais, responsáveis e amigos de cada estudante. Os primeiros desafios foram à comunicação, timidez, medo de falar em público, de sermos criticados, e de não nos darem ouvidos. Porém nosso propósito é nobre e orientamos várias salas, fizemos materiais, vídeos explicativos, e muita pesquisa.
Usamos as redes sociais para fortalecermos ainda mais a nossa campanha pela redução e destino correto de resíduos sólidos. Participaram conosco a Diretoria de Ensino de Capivari, o Grêmio Estudantil, ao Padre Fabiano, a empresa Pacheco Aparas que nos ofereceu uma visita guiada para conhecer o maquinário específico dos materiais recicláveis.

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.